Bem-vindo (a) ao Visão Baré

Site destinado a abordar assuntos envolvendo o futebol amazonense, assim como informar sobre os clubes e os campeonatos em que estiverem participando.

Princesa conquista primeira fase dos Juniores

Foto: Mauricio Leite

 

Na tarde deste sábado (14), o Princesa do Solimões conquistou a Taça Estado do Amazonas e garantiu vaga na final do Campeonato Amazonense de Juniores. O Tubarão superou a equipe do ASA da Amazônia por 3 a 1 no estádio Gilbertão e comemora feito inédito para o município de Manacapuru que festeja aniversário de 80 anos neste domingo (15).

 

No restante da quinta rodada, o Fast/Ulbra deixou escapar o título após vacilar dentro de casa. O Tricolor de Aço foi derrotado por 3 a 0 pelo bom time do Tarumã que terminou na vice-liderança. No outro jogo, o América goleou o Libermorro por 4 a 0, encerrando a primeira fase. Confira a classificação final AQUI

 

Em números

 

Ao todo foram disputadas 15 partidas com as redes sendo balançadas em 48 oportunidades, uma bela média de 3,2 tentos por jogo. O Tarumã teve o melhor aproveitamento no ataque com onze gols, em contrapartida, o Fast/Ulbra obteve pior rendimento com apenas três. No setor defensivo, Tarumã e América foram vazados apenas seis vezes, já o Libermorro em doze ocasiões.

 

Por: Dilson Oliveira

Maranhense novamente é escalado para jogo do Penarol

Foto: Paulo Santos Moreira (Divulgação)

 

Em sorteio realizado na sede da CBF, a Comissão de Arbitragem definiu os trios de árbitros para a rodada deste fim de semana nas Séries A, B, C e D do brasileirão. O evento foi transmitido ao vivo, na tarde de ontem, pela CBF TV para todo o público.

 

O maranhense Paulo Santos Moreira, pela segunda vez consecutiva, foi sorteado para apitar a partida envolvendo o Penarol Atlético Clube. No último domingo (01), arbitrou Remo x Penarol, quando o time amazonense foi derrotado por 4 a 2. Sérgio Campelo Gomes e Antônio Fernando de Sousa Santos, ambos do Maranhão, completam o trio.

 

Penarol e Vilhena (RO), em situações opostas na tabela, enfrentam-se no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara, na tarde do próximo domingo (08), às 16 horas (horário de Manaus).

 

Por: Dilson Oliveira

Interino pode se tornar solução

Foto: Site oficial do Penarol

 

Após a demissão do português Paulo Morgado, a diretoria penarolense voltou a se reunir na tarde desta terça (03) e o preparador físico Ronaldo Sperry foi efetivado no cargo de técnico. A decisão foi tomada levando em conta o fato de Sperry ter a confiança do grupo que ajudou a formar.

 

Será a segunda vez que Sperry ocupará a função, na primeira, foi responsável pela preparação do plantel no intervalo do fim do estadual até o desfecho do imbróglio envolvendo o início da Série D. Faltando quatro dias para a estreia, foi reintegrado ao cargo de preparador físico após a diretoria anunciar a contratação de Morgado.

 

O Leão entrará em campo no próximo domingo (08), quando enfrentará o líder Vilhena (RO) num jogo decisivo para as pretensões do clube para o restante do campeonato. A partida será realizada no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara, às 16 horas (horário de Manaus).

 

Em números

 

Com pontuação zerada após as duas primeiras rodadas, o Penarol ainda terá 18 pontos em jogo, destes, serão necessários pelo menos 14 para assegurar a segunda vaga no grupo. Em 2011, o próprio Penarol se classificou com 14, um aproveitamento de pouco mais de 58%. Em 2010, quando os grupos eram compostos por 4 times, o rendimento do segundo colocado caiu para 50%, na ocasião, o América se classificou com 9 pontos.

 

Por: Dilson Oliveira

Paulo Morgado não é mais técnico do Penarol

Foto: Paulo Morgado deixa Penarol (Site oficial do Penarol)

 

O técnico Paulo Morgado foi demitido em reunião realizada, na noite desta segunda (02), na sede do clube em Itacoatiara. Após duas derrotas e rejeição de parte do elenco, a permanência do português se tornou insustentável, culminando na rescisão do contrato.

 

Em entrevista ao site oficial do clube, o vice-presidente Ila Rabelo explicou os motivos que levaram a decisão da diretoria - "O Paulo Morgado é um bom treinador, mas precisa de um trabalho a longo prazo, onde ele pudesse participar do planejamento e usufruísse de maior estrutura, nós estamos trabalhando no limite, e no momento não podemos nos adaptar ao estilo do Morgado. Nós contratamos a maioria dos jogadores que disputarão a série D ainda em dezembro do ano passado, para disputar o Estadual. Quanto a parte técnica dele,  seu conhecimento tático,  ao profissional que ele é, não temos nada a reclamar", finalizou Ila.

 

Na manhã desta terça (03), em reunião envolvendo diretoria e plantel, ficou definido Ronaldo Sperry como técnico interino para a partida deste domingo (08) contra o Vilhena (RO). Segundo o volante e capitão Rondinelli, a vitória no próximo compromisso será uma resposta - "Vamos vencer e convencer de que temos um bom elenco e engrenar na série D", declarou o jogador.

 

Nos bastidores, especula-se que Aderbal Lana, treinador campeão estadual com o Nacional, seja o mais cotado para assumir o cargo. Perguntado sobre o possível acerto, Lana confirmou que foi sondado e está a disposição para ajudar.

 

O Penarol voltará a entrar em campo no próximo domingo (08), quando enfrenta o atual líder Vilhena (RO), no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara, às 16 horas (horário do Manaus). Sem pontuar, o Leão amarga a lanterna do grupo e precisa vencer para respirar no brasileiro.

 

Por: Dilson Oliveira

Olho no lance – Onde foi que eu errei?

Duas derrotas, três gols feitos e sete sofridos, essa é a campanha do representante amazonense na Série D. Após duas derrotas, o Penarol amarga a lanterna do grupo A1 e começa a ver distante uma possível classificação para a próxima fase.

 

Apesar do tempo de sobra para planejar elenco, comissão técnica e filosofia de trabalho, o Leão da Velha Serpa não demonstra em campo a organização reconhecida e exaltada em 2011, quando, mesmo com a desclassificação, deu esperança de um desempenho melhor para o próximo ano com o possível acesso.

 

Da fatídica derrota para o Independente de Tucuruí, que culminou na eliminação do leão itacaotiarense na Série D de 2011, apenas Fábio Bala, Fininho e Marinho fazem parte do grupo atual. Outro fator negativo foram as constantes trocas de treinador – Uidemar Oliveira, Roberto Oliveira, Adinamar Abib, Ronaldo Sperry (interino) – em um curto espaço de tempo.

 

A situação complica quando se fala em elenco. Na lateral, posição que requer força física, o atual titular sofre com a idade avançada (33). O mesmo problema é detectado em outros setores – na meia – a média de idade é de 30 anos – no ataque – a média cai para 29,5 com uma observação, dos quatro disponíveis, três passaram dos 30.

 

A formação em campo reflete o plantel envelhecido. No último domingo (01), Morgado decidiu entrar com três volantes de marcação (Rondinelli, He-Man e Paulo Roberto) fortalecendo a defesa, em compensação, no setor criativo pouco se viu do meia Fininho, sobrecarregado na função. Decisão contestada, porém aceitável, já que Igor Cearense (32) não teria condições físicas de suportar 90 minutos marcando e atacando.

 

Os erros são vários, de ordem tática, física, estrutural, comportamental, algo que está escancarado e não se pode negar. Espero que os deuses do futebol novamente me preguem uma surpresa e calem minha boca com a recuperação milagrosa e acesso heroico do Penarol, mesmo que a realidade prove o contrário.

 

Por: Dilson Oliveira

Penarol perde para Remo e amarga lanterna

Arte feita por Diário do Pará

 

Pela segunda rodada da Série D, o Leão de Itacoatiara novamente jogou mal e foi derrotado por 4 a 2 pela equipe paraense do Clube do Remo. A partida foi realizada, na tarde deste domingo (01), no estádio Evandro Almeida (Baenão) que recebeu um bom público.

 

Os dois leões vinham de resultados negativos e encararam o jogo como uma verdadeira decisão. Se para os azulinos os últimos dias foram turbulentos, com a contratação de Edson Gaúcho e dispensa de atletas, a semana penarolense foi de tranquilidade para trabalhar o entrosamento dos jogadores.

 

O Jogo

 

Em campo, o que se percebeu foi um Clube do Remo ofensivo, mesmo sem organização, chegava com perigo. Aos 5 minutos, o árbitro assinalou penalidade máxima, em falta cobrada dentro da área, o zagueiro Reginaldo Dias cortou com a mão de forma infantil. Na cobrança de Fábio Oliveira, Carlão defendeu, e no rebote, novamente salvou de forma espetacular aquilo que seria o gol remista.

 

Aos 26 minutos, Cassiano fez bela jogada pela direita, com o "drible da vaca" deixou Dias para trás e ficou na cara do gol, de bico o atacante mandou no ângulo direito de Carlão, abrindo o placar para o Remo.

 

Aos 34 minutos, o Penarol assustou, em cobrança de falta, Fininho acertou o travessão de Adriano que apenas ficou olhando. Quatro minutos depois veio o segundo do Leão Azulino, em bola lançada na área, Edu Chiquita desviou e sobrou para André que sozinho mandou para o fundo das redes.

 

Na volta do intervalo, o técnico Paulo Morgado resolveu mexer no time amazonense, tirou dois volantes, Clayton He-Man e Paulo Roberto, para colocar o atacante Marinélson e meia Igor Cearense. Porém, aos 5 minutos quem marcou foram os paraenses, em cruzamento de Dida, Fábio Oliveira testou no canto de Carlão, Remo 3x0 Penarol.

 

Num intervalo de 5 minutos, apagão do time da casa, para a alegria da torcida da Velha Serpa, Marinho de cabeça aos 21 minutos e Fininho em cobrança de falta aos 24, deixaram novamente o placar indefinido, Remo 3x2 Penarol.

 

Colocando ordem na casa, o técnico Edson Gaúcho realizou substituição dupla, sairam Reis e Fábio Oliveira, entraram Ratinho e Marcelo Maciel. Provando ter estrela, Maciel marcou o quarto em sua primeira participação em campo, jogando um banho de água fria em qualquer esboço de reação do adversário. Fim de jogo.

 

Próximos jogos

 

Com o resultado, o Remo se reabilitou no certame nacional conquistando seus primeiros três pontos. No próximo domingo (08), viajarão até Boa Vista (RR), onde enfrentarão o Náutico no estádio Ribeirão. Já o Penarol amarga a lanterna do grupo A1 com nenhum ponto. No próximo domingo (08), receberá o líder Vilhena (RO) no estádio Floro de Mendonça. Acompanhe a classificação AQUI.

 

FICHA DO JOGO - Remo 4x2 Penarol (Série D 2012 - 2º Rodada - 1º Fase)

Local: Estádio Baenão, em Belém (PA)

Data/hora: Domingo (01/07/2012), às 16 horas

Árbitro: Paulo Santos Moreira/MA (CBF-2)

Assistentes: Aelson Mariano Campelo Gomes/MA (CBF-2) e Geilson Mendes dos Santos/MA (CBF-2)

Público: 4.636 pagantes / 5.650 presentes

Renda: R$ 53.960,00

Cartões amarelos: Penarol - Reginaldo Dias, Clayton He-Man, Igor Cearense, Rondinelli e Lídio / Remo - Jonathan, Edinho, Cassiano e Marcelo Maciel

Gols: Remo - Cassiano (26/1T); André (38/1T); Fábio Oliviera (5/2T) e Marcelo Maciel (27/2T) / Penarol - Marinho (21/2T) e Fininho (24/2T)


REMO - Adriano; Dida, Diego Barros, Edinho e Aldivan (Tiago Cametá); Jonathan, André, Reis (Ratinho), Edu Chiquita; Cassiano e Fábio Oliveira (Marcelo Maciel). Técnico: Edson Gaúcho


PENAROL - Carlão; Zé Carlos, Lídio, Reginaldo Dias e Fernando; Clayton He-Man (Marinélson), Rondinelli, Paulo Roberto (Igor Cearense) e Fininho; Fábio Bala e Marinho. Técnico: Paulo Morgado

 

Por: Dilson Oliviera

Remo x Penarol - Rádios e TV Online

Confira as rádios e TV que poderão transmitir a partida entre Remo x Penarol. Não esquecendo que esta partida acontecerá hoje (01/07/2012), às 15 horas (horário de Manaus), no estádio Baenão, em Belém.

 

        RÁDIOS ONLINE                                TV ONLINE

       Rádio Difusora (AM)                         Cultura (PA)

       Rádio Rio Mar (AM)

       Rádio Cultura (PA)

       CBN Belém (PA)

       Rádio Clube (PA)

 

 

FICHA TÉCNICA - Remo x Penarol (SÉérie D 2012 - 2º Rodada - 1º Fase)

Local: Estádio Baenão, em Belém (PA)

Data/hora: Domingo (01/07/2012), às 16 horas

Árbitro: Paulo Santos Moreira/MA (CBF-2)

Assistentes: Aelson Mariano Campelo Gomes/MA (CBF-2) e Geilson Mendes dos Santos/MA (CBF-2)

 

REMO (4-4-2) - Adriano; Dida, Diego Barros, Edinho e Aldivan; Jonathan, André, Reis, Edu Chiquita; Cassiano e Fábio Oliveira. Técnico: Edson Gaúcho

 

PENAROL (4-4-2) - Carlão; Zé Carlos, Lídio, Reginaldo Dias e Fernando; Clayton He-Man, Rondinelli, Paulo Roberto e Fininho; Fábio Bala e Marinho. Técnico: Paulo Morgado 

 

Por: Dilson Oliveira

Briga de Leões promete pegar fogo

Foto: Morgado em busca da batida perfeita (Site oficial do Penarol).

 

Após chegada em Belém, a delegação penarolense treinou, na tarde deste sábado (30), no estádio Francisco Vasques, casa da Tuna Luso Brasileira. Mesmo após viagem exaustiva, o técnico Paulo Morgado comandou trabalho em campo.

 

Durante a semana, o português realizou uma série de treinamentos táticos e físicos em busca do melhor rendimento em campo. Nos coletivos, o comandante utilizou os reforços para a zaga, Zacarias e Carlão Piauiense, que poderão começar jogando. Na meia, Edson Sá, expulso no último jogo, será substituído por Fininho que vem de contusão. No ataque, Marinélson dará lugar para Marinho, artilheiro do clube no último estadual com 12 gols.

 

Pelo lado remista, Edson Gaúcho, técnico recém-contratado, muda o time para este domingo (01). Ávalos e Juan Sosa, dupla de zaga que atuou na derrota para o Vilhena (RO) por 4 a 2, deverão ficar na reserva, Diego Barros e Edinho são os mais cotados.

 

A partida acontecerá neste domingo (01), no estádio Evandro Almeida, popular Baenão, às 15 horas (horário de Manaus). A arbitragem ficará por conta do maranhense Paulo Santos Moreira, na assistência dos bandeiras Aelson Mariano Campelo Gomes e Geilson Mendes dos Santos.

 

Por: Dilson Oliveira

Princesa mantém liderança e fica próximo de título

Foto: Princesa bem próximo do título (Site oficial do Fast Clube).

 

Neste sábado (30), três jogos movimentaram o Campeonato Amazonense de Juniores. Mesmo com o empate, o Princesa do Solimões permanece na liderança isolada e poderá confirmar o título da primeira fase já na próxima rodada, para isso, terá que contar com uma combinação de resultados.

 

Pela terceira rodada, Fast/Ulbra e Princesa ficaram no 0 a 0 no CT Ulbra. No campo da Base Aérea, o América conheceu sua primeira vitória ao vencer o ASA da Amazônia por 1 a 0. Libermorro e Tarumã ficaram no 1 a 1 no estádio da Colina.

 

Após os resultados, o Princesa garantiu a liderança com sete pontos, logo na sequência com quatro, estão Libermorro, América e Fast/Ulbra. Distantes da luta pelo título, ASA da Amazônia vem com três e amargando a lanterna, o Tarumã com apenas dois. Confira a classificação AQUI.

 

Na penúltima rodada, Princesa e Tarumã se enfrentam no estádio Gilbertão às 15h30min. Pela parte da manhã, às 10 horas, América e Fast/Ulbra no campo da Base Aérea, já ASA da Amazônia e Libermorro em lugar ainda a ser definido. Todos os horários obedecem ao fuso de Manaus.

 

Por: Dilson Oliveira

Juniores agitam sábado (30) de futebol amazonense

Foto: Adeílson Albuquerque (Globo Esporte AM).

 

O Campeonato Amazonense de Juniores movimentará o sábado (30) de futebol no estado. Pela terceira rodada da primeira fase, três jogos agitam a luta pelo título da Taça Estado do Amazonas que é disputada em pontos corridos.

 

Com seis pontos, o líder Princesa enfrentará o Fast/Ulbra que vem logo atrás com três pontos, a partida será realizada no CT Ulbra. No campo da Base Aérea, o ASA da Amazônia, com três pontos, receberá o América que amarga a vice-lanterna com apenas um ponto. Na Colina, o Libermorro encara o laterna Tarumã.

 

3º RODADA - 30/06
Fast/Ulbra x Princesa - CT Ulbra - 10h
ASA da Amazônia x América - Campo Sargento - 10h
Libermorro x Tarumã - Estádio da Colina - 15h

 

Por: Dilson Oliveira

Penarol busca reabilitação contra Remo

Foto: Time titular penarolense da estreia na Série D (Site oficial do Penarol).

 

O Leão de Itacoatiara já tem data para alçar vôo com destino à Belém, capital paraense. Na madrugada da sexta (29) para o sábado (30), mais precisamente às 00hs, a delegação penarolense sairá de Itacoatiara rumo ao aeroporto Eduardo Gomes, onde às 4hs (horário de Manaus) o avião tem previsão para decolar.

 

Após derrota na estreia, quando o time foi derrotado por 3 a 1 pelo Atlético Acreano, jogadores e comissão técnica esperam trazer, de Belém, os três pontos e tranquilidade para o restante da competição. Mesmo com os reforços sem condições plenas de jogo, o técnico Paulo Morgado resolveu relacionar dois deles, os zagueiros Carlão Piauiense e Zacarias.

 

A partida será realizada no estádio Evandro Almeida, popular Baenão, neste domingo (01), às 15 horas (horário de Manaus). Visando um belo público, a diretoria remista disponibilizou 12 mil ingressos que estão sendo vendidos desde a manhã desta sexta-feira (29).

 

Relacionados definidos

 

Remo

Goleiros: Jamilton e Adriano

Laterais: Dida, Aldivan e Thiago Cametá

Zagueiros: Edinho, Diego Barros e Igor João

Volantes: André, Jonathan e Adenísio

Meias: Ratinho, Reis, Edu Chiquita e Tardely

Atacantes: Fábio Oliveira, Cassiano, Joãozinho, Jaime e Marcelo Maciel

 

Penarol

Goleiros: Carlão e Naylson

Laterais: Zé Carlos e Fernando

Zagueiros: Lídio, Zacarias, Carlão Piauiense, Reginaldo e Jeovane

Volantes: Rondinelli, Paulo Roberto, Baié e Clayton He-Man

Meias: Fininho, Igor Cearense

Atacantes: Marinho, Marinélson e Fábio Bala

 

Por: Dilson Oliveira

Nacional lança projeto sócio-torcedor

Foto: Site oficial do Nacional

 

Na última terça (26), o Nacional Futebol Clube lançou em seu site oficial o sistema online para sócio-torcedores. Apesar do projeto não ser novidade no cenário futebolístico, é inédito para o futebol local. Com mais de 100 mil associados, o Internacional lidera o ranking nacional de sócios, a consequência disso é um faturamento anual de quase R$ 40 milhões de receita.

 

A expectativa da diretoria é chegar a 8 mil sócios até o fim do ano, sendo que atualmente já estão pré-cadastrados na faixa dos 2,2 mil torcedores. Em uma mensalidade fixada em R$ 20, o cartão dará ao proprietário uma série de vantagens e descontos em diversos estabelecimentos espalhados em Manaus.

 

Em números – confirmando a assiduidade no pagamento dos 2,2 mil torcedores iniciais, o clube arrecadaria aproximadamente R$ 45 mil, caso a meta dos 8 mil sócios seja atingida, a receita gerada será de R$ 160 mil.

 

Centenário promissor

 

O Leão da Vila Municipal comemorará em 2013 seus 100 anos de fundação, ano que promete ser vitorioso dentro e fora de campo. Confirmado na Copa do Brasil e Série D, o Nacional pretende chegar longe em todos os campeonatos que estiver participando.

 

O objetivos da atual diretoria é tornar o clube independente e sustentado por sua torcida apaixonada. Quanto ao time de 2013, a tendência é que a base formada este ano seja mantida com mais alguns reforços, em relação ao treinador, nada definido.

 

Por: Dilson Oliveira

Trio maranhense para Remo x Penarol

Foto: Paulo Santos Moreira (ao centro).

 

A Comissão de Arbitragem da CBF realizou, na terça (26), o sorteio dos árbitros para a segunda rodada da Série D que acontecerá no próximo fim de semana. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da entidade, a CBF TV.

 

Para o confronto do domingo (01), entre Remo e Penarol, o trio será todo maranhense. No apito, Paulo Santos Moreira (CBF-2), com as assistências de Aelson Mariano Campelo Gomes (CBF-2) e Geilson Mendes dos Santos. Como quarto árbitro, o paraense Andrey da Silva e Silva.

 

Penarolenses e remistas entrarão em campo para escrever mais uma página na história dos confrontos entre Amazonas e Pará. A partida será realizada no domingo (01), no estádio Baenão, em Belém, às 15 horas (horário de Manaus).

 

Por: Dilson Oliveira

Penarol decepciona e perde na estreia

Foto: Frank Cunha (Globo Esporte AM)

 

Na estreia do Leão Itacoatiarense na Série D, tristeza para a pequena torcida que compareceu ao estádio Floro de Mendonça e viu a derrota do time da casa. Na tarde deste domingo (24), o Penarol recebeu o Atlético Acreano e viu o adversário virar o placar e vencer por 3 a 1.

 

O Jogo

 

O Leão da Velha Serpa até que começou bem a partida, aos 9 minutos quase o zagueiro Reginaldo marcou de cabeça após cruzamento de Igor Cearense. Porém, em lance inusitado, o árbitro deixou o time da casa com um a menos, após falta cometida por Rondinelli, Edson Sá recebeu o primeiro cartão amarelo por reclamação, logo em seguida o segundo, expulsando o meia penarolense.

 

Mesmo com a inferioridade numérica, o Leão permaneceu no ataque e aos 45 minutos veio o gol. Em bela jogada de Marinélson pela direita, o atacante tocou para Fábio Bala que limpou dois zagueiros e mandou um chutaço no ângulo esquerdo de Máximo que nada pode fazer.

 

Na volta do intervalo, quem cresceu foi o Atlético Acreano que passou a dominar a partida. Aos 23 minutos veio o empate, após falta cometida por Paulo Roberto dentro da área, o pênalti foi assinalado, com categoria Gessé deixou tudo igual. Aos 28 minutos, a virada, em bela jogada de Eduardo pela esquerda, o atacante mandou cruzado no canto direito. Ainda teve tempo para mais, aos 47 minutos, novamente Eduardo, sacramentou a vitória acriana.

 

Números da rodada

 

Na outra partida do grupo, o Vilhena fez o dever de casa ao vencer o Remo por 4 a 2, agora a equipe rondoniense divide a liderança do grupo juntamente com o Atlético Acreano. Penarol e Remo dividem as duas últimas posições. O Náutico, de folga na rodada, ainda não pontuou, mesmo assim é terceiro. Confira a classificação do grupo A1, clique AQUI.

 

FICHA DO JOGO - Penarol 1x3 Atlético Acreano (Série D - 1º Fase - 1º Rodada)

Local: Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara (AM)

Data: Domingo (24/06/2012), às 16 horas

Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (CBF-2)

Assistentes: Carlos Emanuel Manzolillo (CBF-1) e Ciro Chaban Junqueira (CBF-1)

Público: 382 pagantes

Renda: R$ 5.495,00

Gols: 45/1T - Fábio Bala (Penarol); 23/2T - Gessé (Atlético Acreano); 28/2T - Eduardo (Atlético Acreano); 47/2T - Eduardo (Atlético Acreano)

Cartões amarelos: Penarol - Edson Sá, Paulo Roberto, Reginaldo e Rondinelli / Atlético Acreano - Eduardo, Joel, Jonas e Renan

Cartão vermelho - Penarol - Edson Sá

 

PENAROL - Carlão; Zé Carlos, Lídio, Reginaldo (Jeovane) e Fernando; He-Man (Paulo Roberto), Rondinelli, Edson Sá e Igor Cearense; Marinélson e Fábio Bala (Marinho). Técnico: Paulo Morgado

 

ATLÉTICO ACREANO - Máximo; Jonas, Ceildo, Marqunhos Costa e Alfredo; Tragonara, Joel, Gessé (Sandro) e Geovani (Renan); Lelão (Ailton) e Eduardo. Técnico: Álvaro Miguéis

 

Por: Dilson Oliveira

Princesa vence segunda e lidera juniores

Foto: Adeílson Albuquerque (Globo Esporte AM)

 

No sábado (23), três jogos agitaram a segunda rodada do Campeonato Amazonense de Juniores. Com a segunda vitória consecutiva, o Princesa do Solimões se isolou na liderança com 100% de aproveitamento e caminha forte para garantir o título da primeira fase.

 

No estádio Gilbertão, o Tubarão venceu novamente, pelo placar de 3 a 1, e consolidou a liderança em cima do Libermorro. No CT Ulbra, o Fast/Ulbra se reabilitou com a vitória por 1 a 0 conquistado em cima do ASA da Amazônia. No Campo do Km 42, Tarumã e América ficaram no empate por 1 a 1.

 

Na classificação final, o Princesa lidera com seis pontos, logo atrás vem ASA, Libermorro e Fast com três pontos, nas últimas posições estão América e Tarumã, um ponto cada. Confira a tabela completa AQUI

 

Na terceira rodada, o Fast/Ulbra enfrenta o Princesa no CT Ulbra, ASA e América confrontam-se no campo da Base Aérea, e o Libermorro recebe o Tarumã no campo do Km 42. Todas as partidas serão realizadas às 10 horas da manhã do próximo sábado (30).

 

Por: Dilson Oliveira

Penarol x Atlético Acreano - Tudo pronto para a estreia

Foto: CBF/Divulgação

 

É hoje torcida amazonense, neste domingo (24), o Penarol Atlético Clube estreará na Série D. O Leão da Velha Serpa enfrentará o Atlético Acreano no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara, às 16 horas, horário de Manaus.

 

Em coletivo realizado no sábado (23), o técnico Paulo Morgado definiu o time que entrará em campo: Carlão; Zé Carlos, Lídio, Reginaldo e Fernando; Clayton He-Man, Rondinelli, Edson Sá e Igor Cearense; Marinélson e Fábio Bala.

 

Já o time acriano virá no 4-4-2 com a  seguinte formação: Máximo; Jonas, Ceildo, Marquinhos Costa e Alfredo; Tragodara, Joel, Jessé e Giovani; Lelão e Eduardo. No comando estará Álvaro Miguéis que contará com o reforço do atacante Eduardo, artilheiro do Campeonato Acriano deste ano.

 

Confira a partida pela rádio Rio Mar ou acompanhe em tempo real pelo site Globo Esporte AM

 

FICHA TÉCNICA - Penarol x Atlético Acreano (Série D - 1º Fase - 1º Rodada)

Local: Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara (AM)

Data: Domingo (24/06/2012), às 16 horas

Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (CBF-2)

Assistentes: Carlos Emanuel Manzolillo (CBF-1) e Ciro Chaban Junqueira (CBF-1)

 

PENAROL - Carlão; Zé Carlos, Lídio, Reginaldo e Fernando; Clayton He-Man, Rondinelli, Edson Sá e Igor Cearense; Marinélson e Fábio Bala. Técnico: Paulo Morgado

 

ATLÉTICO ACREANO - Máximo; Jonas, Ceildo, Marquinhos Costa e Alfredo; Tragodara, Joel, Jessé e Giovani; Lelão e Eduardo. Técnico: Álvaro Miguéis

 

Por: Dilson Oliveira

Penarol inicia caminhada rumo à Série C

Foto: Paulo Morgado comanda treino (Site oficial do Penarol)

 

O Penarol Atlético Clube iniciará, neste domingo (24), a trajetória rumo a Série C e prevê caminho árduo. Diferente de 2011, quando o clube se preparou com antecedência para a competição, este ano a diretoria se deparou com dificuldades financeiras que impediram melhor planejamento.

 

Sem condições de contratar reforços de peso e técnico experiente, o plano B foi efetivar o preparador físico Ronaldo Sperry e manter o elenco do estadual com reforços de baixo orçamento. Porém, há doze dias da estreia na Série D, uma luz no fim do túnel apareceu. Em reunião com o governador Omar Aziz foi definida uma ajuda de 1 milhão do Governo do Amazonas para o clube.

 

Tempo curto é o maior adversário na estreia

 

Com a garantia de cofre cheio e ajuda de custo prometida pela CBF, o Leão da Velha Serpa ganhou força extra e na última terça (19) contratou Paulo Morgado para o cargo de treinador. Há dois dias no comando, o português ressaltou que o curto tempo de preparação e elenco limitado irá influenciar no rendimento da equipe nas primeiras partidas.

 

Sem perder tempo, a diretoria busca reforços para as posições carentes do plantel. A maior preocupação está no setor ofensivo, o comandante tem a disposição apenas dois meias, visto que um dos principais destaques do time, o meia Fininho, está no departamento médico. No ataque a situação piora, com a contusão de Felipe e não acerto com Leonardo, a posição conta apenas com Fábio Bala, Marinélson e Marinho, estes dois últimos sendo titulares.

 

Para amenizar a situação, nesta sexta (22), desembarcarão em Itacoatiara o zagueiro ambidestro Carlão que veio do Democrata/MG e o lateral-esquerdo Rodrigo Ítalo vindo do Brasiliense/DF. Por indicação de Morgado, o zagueiro Fábio Gomes, lateral Catatau e meia Roberto Dinamite estão sob análise da diretoria para a contratação ou não.

 

A provável escalação do time amazonense deverá ser Carlão, Zé Carlos, Reginaldo, Lídio, Fernando, Clayton He-Man, Rondinelli, Igor Cearense, Edson Sá, Fábio Bala e Marinélson. Formação testada no último coletivo realizado em Itacoatiara.

 

Atlético Acreano definido para domingo

 

Em treino coletivo realizado quinta-feira (21), na Arena da Floresta, o técnico Álvaro Miguéis definou o time que entrará em campo para a estreia na Série D. O reforço fica por conta do atacante Eduardo, artilheiro do Acriano 2012 pelo Andirá, que se recuperou de contusão sofrida no joelho.

 

A formação titular deverá ser composta por Máximo, Jonas, Ceildo, Marquinhos, Alfredo, Tragodara, Joel, Giovani, Gessé, Lelão e Eduardo. O elenco viajou na madrugada desta sexta (22) e já está no município itacoatiarense, onde descansa e se concentra até o dia da partida.

 

Ingressos começam a ser vendidos

 

A diretoria penarolense disponibilizou mil ingressos aos valores de R$15 o antecipado e R$10 a meia-entrada, no dia da partida os preços ficam fixados em R$20 a inteira e R$10 a meia-entrada. Os locais de venda serão o PAC (Panificadora Avenida) e a loja Moto Tintas Ila, ambos situados em itacoatiara.

 

A partida será realizada neste domingo (24), no estádio Floro de Mendonça, em itacoatiara, às 16 horas (horário de Manaus). Na outra partida do grupo, o Vilhena receberá no Portal da Amazônia o Clube do Remo.

 

Por: Dilson Oliveira

Rodrigo Raposo apita Penarol x Atlético Acreano

Foto: Raposo apitará jogo de amazonense.

 

A Comissão de Arbitragem definiu a escala de árbitros para a estreia do Penarol na Série D. O apito principal ficará por conta do brasiliense Rodrigo Batista Raposo (CBF-2), como assistentes, os tocantinenses Carlos Emanuel Manzolillo (CBF-1) e Ciro Chaban Junqueira (CBF-1). O quarto árbitro será o amazonense Antônio Carlos pequeno Frutuoso (CBF-2) que substituirá Edmar Campos da Encarnação que havia sido sorteado antes.

 

Raposo é servidor público de 32 anos, apitou no empate entre Joinville e Ceará por 1 a 1, pela sexta rodada da Série B, no último sábado (16). O Penarol enfrentará o Atlético Acreano no próximo sábado (23), às 16 horas, no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara.

 

Ainda pela primeira rodada, Mixto x Sampaio Corrêa terá trio amazonense. Edmar Campos da Encarnação (CBF-1) no apito principal, Jander Rodrigues Lopes (CBF-2) e Marcos Santos Vieira (CBF-2) nas bandeiras.

 

Por: Dilson Oliveira

Série D tem início confirmado para este fim de semana

Foto: José Maria Marin confirma início da Série D

 

Finalmente a Série D terá início, foi o que declarou o atual presidente da CBF, José Maria Marin, em declaração dada ao site oficial da entidade na tarde da última quarta (20). A competição nacional já marca para o próximo sábado (23), com Mixto x Sampaio Corrêa, a abertura oficial, no domingo (24), mais 19 partidas completam a primeira rodada.

 

"A Série D começa sábado. Este problema está resolvido, através da competência da nossa Diretoria Jurídica, conduzida pelo doutor Carlos Eugênio, e espero nos próximos dias ter a felicidade de também anunciar o início da Série C", declarou Marin.

 

Segundo o presidente do STJD, Rubens Approbato, somente a Série D poderá ser iniciada, visto que ainda restam ações que podem interferir o andamento da C. O imbróglia ainda não teve fim, pois o Treze/PB manteve sua ação na justiça comum e promete brigar até o fim. Araguaína, Brasil de Pelotas e Rio Branco já retiraram suas ações.

 

Tabela atualizada confirma estreia do Penarol

 

No fim da tarde, a CBF divulgou a tabela revisada e atualizada da Série D com a confirmação dos 40 times e a abertura neste fim de semana. No domingo (24), o representante amazonense estreará contra o Atlético Acreno, a partida acontecerá no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara, às 16 horas (horário de Manaus).

 

No outro jogo do grupo, também no domingo (24), o Vilhena/RO receberá o Remo/PA no Portal da Amazônia, às 17 horas (horário de Manaus). De folga na rodada, o Náutico/RR completa o grupo A1 do brasileirão da quarta divisão. Confira a tabela completa AQUI

 

Paralisação não é suficiente para o Leão

 

Apesar da paralisação, o Leão da Velha Serpa não deverá vir com força máxima para o jogo de estreia. Com o imbróglio fora de campo, a diretoria teve que conviver com a indefinição de patrocinadores e o acúmulo de dívidas devido ao tempo parado. Somente com a ajuda do Governo (1 milhão), o clube pode definir o técnico e reforços.

 

Contratado na última terça (19), o treinador Paulo Morgado já iniciou os trabalhos e mostrou preocupação com o time nesta etapa inicial de brasileiro. Na primeira análise, o português ressaltou desequilíbrio no plantel e a necessidade de reforços para a continuidade na competição.

 

Logo em seu primeiro coletivo, Morgado modificou o time titular que vinha atuando nos últimos amistosos. Paulo Roberto e Fernando deram lugar para, respectivamente, Clayton He-Man e Jeovane. A formação testada foi Carlão, Zé Carlos, Reginaldo, Lídio, Jeovane, Clayton He-Man, Rondinelli, Igor Cearense, Edson Sá, Fábio Bala e Marinélson.

 

Na próxima sexta-feira (22) deverão desembarcar em Itacoatiara o zagueiro Carlão (ex-Democrata/MG) e lateral-esquerdo Rodrigo Ítalo (ex-Brasiliense/DF). 

 

Por: Dilson Oliveira

Pontapé inicial para os juniores

Foto: Adeilson Albuquerque (Globo Esporte AM)

 

Neste sábado (16) teve início o Campeonato Amazonense de Juniores com a participação de seis equipes. América, ASA da Amazônia, Fast/Ulbra, Libermorro, Princesa e Tarumã disputam o título de campeão estadual júnior de 2012.

 

Assim como nos profissionais, a competição tem três fases - Taça Estado do Amazonas, Taça Cidade de Manaus e Fase Final - os campeões das duas primeiras decidem a última fase em jogo único e local escolhido pela agremiação com melhor campanha, caso o mesmo clube conquiste os dois turnos, este será campeão de forma antecipada.

 

Visitantes estream com vitória

 

Em sua primeira rodada, três jogos agitaram a abertura do certame. No CT Ulbra, o Libermorro não tomou conhecimento do Fast/Ulbra e venceu por 3 a 0. No campo do Km 42, o ASA da Amazônia aplicou uma sonoro goleada por 4 a 1 em cima do Tarumã e garantiu liderança. No campo da Base Aérea, o Princesa venceu o América por 3 a 1.

 

A segunda rodada será realizada no próximo sábado (23) com ASA da Amazônia enfrentando o Fast/Ulbra no CT Ulbra, Libermorro e Princesa no estádio Gilbertão, em Manacapuru, e Tarumã recebendo o América no campo do Km 42. Todas as partidas serão realizadas às 10 horas da manhã, horário de Manaus.

 

Por: Dilson Oliveira

Números do Campeonato Amazonense de 2012

Foto: Arquivo

 

Neste domingo (27), o Campeonato Amazonense de 2012 chegou ao seu fim e pela 41º vez o Nacional Futebol Clube levantou a taça de campeão. O certame chegou a sua 96º edição e o Leão da Vila Municipal continua soberena na quantidade de títulos.

 

Nacional - 41 títulos

Rio Negro - 16 títulos

São Raimundo - 7 títulos

América e Fast - 6 títulos

Olímpico - 3 títulos

Auto Esporte, Cruzeiro do Sul, Manaos Athletic, Penarol, Portuguesa e Sul América - 2 títulos

Grêmio Coariense, Holanda, Manaos Sporting, Rodoviária e Santos - 1 título

 

Confira os números do certame de 2012:

 

Primeira fase (Taça Estado do Amazonas) - 141 gols em 51 partidas (média de 2,76 por jogo)

Segunda fase (Taça Cidade de Manaus) - 146 gols em 51 partidas (média de 2,86 por jogo)

Fase final - 7 gols em 2 partidas (média de 3,5 por jogo)

 

Gols: 294

Jogos: 104

 

Média: 2,83

Artilharia: Leonardo (Nacional) - 14 gols

Melhor ataque: Fast - 46 gols em 26 partidas (média de 1,77 por jogo)

Melhor defesa: Nacional - 21 gols em 24 partidas (média de 0,88 por jogo)

Pior ataque: CDC Manicoré - 18 gols em 18 partidas (média de 1 por jogo)

Pior defesa: Operário - 38 gols em 18 partidas (média de 2,11 por jogo)

 

Por: Dilson Oliveira

Nacional é Campeão Amazonense de 2012

Foto: Álvaro Corado (A Crítica)

 

O Nacional sagrou-se campeão amazonense de 2012 no último domingo (27) e conquistou seu 41º título, sendo o quinto maior time do Brasil em títulos estaduais. O estádio do SESI foi palco de uma bela festa feita por quase 4 mil torcedores que prestigiaram o grande jogo.

 

Como placar de 2 a 1, gols de Edvan (36/1T) e Alexandre (46/1T) para o Nacional, e Nando (31/2T) para o Fast, o Leão da Vila Municipal garantiu calendário para 2013, já que o campeão, além dos R$100 mil de premiação, assegura vaga na Copa do Brasil e Série D.

 

O atacante Leonardo do Nacional também foi premiado com R$5 mil pelos seus 14 gols na competição que lhe credenciou ao posto de artilheiro do amazonense 2012.

 

FICHA DO JOGO - Fast 1x2 Nacional (Campeonato Amazonense - Final - Jogo da volta)

Local: Estádio Roberto Simonsen (SESI), em Manaus (AM)

Data/hora: Sábado (27/05/2012), às 15 horas

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA/RS)

Assistentes: Altemir Hausmann (FIFA/RS) e Carlos Berkenbrock (FIFA/RS)

Público: 2.690 pagantes / 3.993 presentes

Renda: R$ 43.800,00

Gols: 36/1T - Edvan (Nacional); 46/1T - Alexandre (Nacional); 31/2T - Nando (Fast)

 

FAST - Preto; Catatau, João Gomes, Fábio Gomes e Alberto (Carlinhos); Edson (Alexsandro B.A), Souza (Nando), Michel Parintins e Roberto Dinamite; Lacraia e Joiner. Técnico: Paulo Morgado 

 

NACIONAL - Jonathan; Amaral, Cristovam, Martony e Alexandre; Álvaro, Thiago Mariano, Edvan (Santiago) e Hugo (Altair); Charles (Klayton Maranhense) e Leonardo. Técnico: Aderbal Lana

 

Por: Dilson Oliveira

Leandro Vuaden apita o jogo da volta da final do amazonense

Foto: Arquivo

 

Nesta quinta (24), a Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Amazonas (CEAF-AM) definiu a escala de arbitragem para a partida da volta da final do Campeonato Amazonense. O apito ficará por conta do gaúcho Leandro Pedro Vuaden, como assistentes os também gaúchos, Altemir Hausmann e Carlos Berkenbrock.

 

A solicitação de árbitros do quadro da FIFA foi um pedido da diretoria do Nacional que se responsabilizou em arcar com as despesas e passagens dos profissionais. Vuaden recentimente apitou Corinthinas x Vasco pelas quartas de final da libertadores. O amazonense João Batista Cunha de Brito trabalhará como 4º árbitro.

 

O confronto decisivo acontecerá neste sábado (26), no estádio Roberto Simonsen (SESI), às 15 horas (horário de Manaus), entre Nacional e Fast. O campeão conquista vaga na Série D de 2013, os dois primeiros já estão garantidos na Copa do Brasil do ano que vem.

 

Por: Dilson Oliveira

Suspensas Séries C e D do brasileiro

Foto: Rubens Approbato

 

O STJD por meio de seu presidente, Rubens Approbato, determinou no fim da tarde de hoje (23), a suspensão das séries C e D do brasileirão. Com a decisão, o representante amazonense, Penarol, terá sua estreia adiada para uma data ainda a ser definida.

 

Confira a matéria do site Justiça Desportiva feita por José Geraldo Azevedo na íntegra:

 

"As Séries C e D do Campeonato Brasileiro não têm mais data prevista para ver a bolar rolar. Atendendo a um mandado de garantia, com pedido de liminar, do Santo André, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Approbato, determinou no fim da tarde desta quarta-feira, dia 23 de maio, liminarmente, a suspensão das competições até que haja uma solução definitiva, em juízo, das ações e medidas judiciais que colocam em risco a disputa. Além do Santo André, Treze/PB, Rio Branco/AC, Brasil de Pelotas/RS e Araguaína/TO brigam por vagas na Terceira Divisão.

 

Depois que a CBF acatou a liminar da Justiça Comum gaúcha para incluir o Brasil de Pelotas na Série C, o Santo André, que automaticamente perdeu a vaga, briga para não se ver fora da competição nacional. Uma decisão da Justiça paraibana, publicada na última sexta-feira, também determina a inclusão do Treze na competição, no lugar do Rio Branco/AC. Mas a equipe do Acre conta com decisão estadual da Justiça garantindo o seu lugar.

 

Além da preocupação com o andamento das competições, o presidente do STJD se mostra preocupado com as normas da Fifa. “É óbvio que a soberania de cada País pode editar normas a respeito de matéria desportiva. Mas, sendo essas normas contrárias às da Fifa, a entidade internacional pode, sem ferir a soberania do País, desfiliar o atleta, o clube ou a entidade a ela filiados”, destaca Rubens Approbato em seu despacho desta quarta.

 

A Fifa proíbe que as federações a ela filiadas tenham litígios em órgãos do Judiciário que não pertencem exclusivamente ao esporte. Assim, este imbróglio judicial pode gerar punições e até o desfiliamento da CBF junto à Fifa. A entidade máxima do futebol será comunicada desta decisão do STJD.

 

As Séries C e D nacionais estavam previstas para começaram neste próximo final de semana, com rodadas pelo país afora. Agora, somente após resolvidas essas pendências é que as equipes poderão ir a campo, seja lá quais elas são".

 

Fonte: justicadesportiva.uol.com.br/38775-PRESIDENTE-DO-STJD-DETERMINA-SUSPENSAO-DAS-SERIES-C-E-D-NACIONAIS.html

 

Por: Dilson Oliveira

Penarol de olho na estreia na Série D

Foto: Site oficial do Penarol

 

O Penarol Atlético Clube se prepara para a estreia na quarta divisão. O clube enfrentará, neste domingo (27), o Atlético Acreano no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara, às 16 horas, horário de Manaus. A diretoria anunciou que disponibilizará mil ingressos para o jogo, os valores serão de R$15 (inteira) e R$10 (meia).

 

O Leão da Velha Serpa depositou suas fichas em Ronaldo Sperry, o ex-preparador físico estreia na função de treinador e promete não decepcionar. Quanto ao elenco, diferente de 2011, tem em sua maioria jogadores que participaram da campanha deste ano, além de destaques do estadual.

 

Nas últimas semanas, o plantel vem fazendo trabalhos físicos e táticos comandados pelo polivante Sperry que vem desempenhando o papel de técnico e preparador físico. O grupo já realizou dois amistosos, contra as equipes amadoras do Eucatur G-1 (10-0) e Garra (8-0), que ajudaram a definir o time que entrará em campo.

 

A formação testada nos jogos preparatórios adiantou o 4-4-2, o time titular poderá ser: Carlão; Isaac, Lídio, Reginaldo e Fernando; Clayton 'He-Man', Rondinelli, Edson Sá e Igor Cearense; Marinélson e Fábio Bala.

 

Elenco

Goleiros: Carlão (26), Naylson (25) e Rai (20)

Laterais: Fernando (26), Isaac (29) e Zé Carlos (33)

Zagueiros: Jeovane (28), Lídio (24) e Reginaldo (26)

Volantes: Baié (24), Clayton 'He-Man' (27), Daniel (25), Paulo Roberto (26) e Rondinelli (30)

Meias: Edson Sá (31), Igor Cearense (32) e Fininho (27)

Atacantes: Fábio Bala (30), Felipe (26), Marinélson (30) e Marinho (32)

 

Possíveis reforços

Zagueiros: Fábio Gomes (Fast) e Ricardo (Central/PE)

Meias: Júnior (Ex-Iranduba), Rafael (ex-Iranduba) e Michel Parintins (Fast)

Atacantes: Israel Mineiro (ex-Iranduba), Juan (ex-Iranduba) e Leonardo (Nacional)

 

Por: Dilson Oliveira

Definidos os adversários do Penarol na Série D

Foto: Site oficial do Penarol

 

Há uma semana da estréia na quarta divisão, o Penarol finalmente conheceu os quatro times que enfrentará na primeira fase. Além do representante amazonense, o grupo A1 será composto por Atlético (AC), Náutico (RR), Remo (PA) e Vilhena (RO).

 

O último adversário foi conhecido na noite deste domingo (20). O Atlético Acreano venceu o Independência nas semifinais e definiu o representante do estado na Série D.

 

A primeira rodada acontecerá no próximo domingo (27), o Penarol enfrentará o Atlético Acreano no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara, às 16 horas (horário de Manaus).

 

Cametá cede vaga ao Remo

 

Apesar da conquista do parazão 2012, o Cametá cedeu a vaga para o Remo. Em decisão controversa de Orlando Peixoto, ex-presidente do clube cametaense, o dirigente alegou problemas financeiros e assinou documento oficializando a desistência, para a surpresa da torcida enfurecida que esperava participar da competição nacional.

 

Rodada inaugural

 

Vilhena/RO x Remo/PA - Portal da Amazônia - 16 horas

Penarol/AM x Atlético/AC - Floro de Mendonça - 16 horas

 

Por: Dilson Oliveira

Números do Barezão após o primeiro jogo da final

Foto: Arquivo

 

Ao término da segunda fase, ocasião em que o Fast Clube sagrou-se campeão da Taça Cidade de Manaus, e disputa da primeira partida da final do estadual entre o próprio Fast e Nacional, apresento os números da competição que tem uma das melhores médias de gols do país.

 

Primeira fase (Taça Estado do Amazonas) - 141 gols em 51 partidas (média de 2,76 por jogo)

Segunda fase (Taça Cidade de Manaus) - 146 gols em 51 partidas (média de 2,86 por jogo)

Fase final - 4 gols em 1 partida (média de 4 por jogo)

Gols: 291

Jogos: 103

Média: 2,82

Artilharia: Leonardo (Nacional) - 14 gols

Melhor ataque: Fast - 45 gols em 25 partidas (média de 1,8 por jogo)

Melhor defesa: Nacional - 20 gols em 23 partidas (média de 0,87 por jogo)

Pior ataque: CDC Manicoré - 18 gols em 18 partidas (média de 1 por jogo)

Pior defesa: Operário - 38 gols em 18 partidas (média de 2,11 por jogo)

 

Por: Dilson Oliveira

Tudo igual no primeiro jogo da grande final

Foto: Anderson Silva (Globo Esporte AM)

 

Na tarde deste sábado (19), Fast e Nacional ficaram no 2 a 2 pelo primeiro jogo da grande final do estadual. A partida foi realizada no estádio do SESI que recebeu um público de 850 pagantes e 1.338 presentes que arrecadaram R$ 12.600,00, destes, R$ 630,00 serão destinados para as pessoas atingidas pela cheia do rio Negro.

 

O jogo da volta será no próximo sábado (26), no mesmo estádio do SESI, às 15 horas. Com o resultado, nenhuma das equipes terão vantagem, caso haja empate, o título será decidido nas cobranças de pênaltis, havendo vencedor, este levantará a Taça do Campeonato Amazonense de 2012.

 

O Jogo

 

Leão e Rolo Compressor fizeram uma partida movimentada, e diferente das semifinais do returno, não faltaram gols. No ínicio, o Fast Clube partiu pra cima e abriu o placar aos 20 minutos, após cobrança de escanteio, o zagueirão João Gomes acertou um chutaço da entrada da área que foi morrer no ângulo esquerdo de Jonathan, indefensável.

 

O time nacionalino não sentiu o baque e se estabilizou em campo, aos 38 minutos, veio o empate. Em linda tabela que envolveu a zaga adversária, Leonardo não desperdiçou e marcou seu 13º gol na competição, se isolando na artilharia.

 

Na etapa complementar, o Tricolor de Aço começou melhor e novamente ficou na frente. Aos 7 minutos, o baixinho atacante Lacraia infernizou os defensores nacionalinos e com a ajuda de um desvio fez o segundo.

 

Totalmente perdido em campo, o Nacional virou presa fácil para o Fast que cansou de perder gols. O castigo veio ao apagar das luzes, aos 46 minutos, novamente Leonardo empatou a partida, para o desespero do técnico Paulo Morgado que novamente reclamou da falta de pontaria dos homens de frente.

 

FICHA DO JOGO - Nacional 2x2 Fast (Campeonato Amazonense - Final - Jogo da ida)

Local: Estádio Roberto Simonsen (SESI), em Manaus (AM)

Data/hora: Sábado (19/12/2012), às 15 horas

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (FIFA/SP)

Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (FIFA/SP) e Tatiana Jacques de Freitas (FIFA/RS) 

Público: 850 pagantes / 1.338 presentes

Renda: R$ 12.600,00

 

NACIONAL - Jonathan; Amaral (Edvan), Cristovam, Santiago e Alexandre (Altair); Álvaro, Martony (Everson), Thiago Mariano e Hugo Veloso; Charles e Leonardo. Técnico: Aderbal Lana

 

FAST - Preto; Catatau, João Gomes, Fábio Gomes e Alberto; Edson, Souza, Michel Patintins e Roberto Dinamite; Lacraia (Emerson) e Joiner (Alexsandro B.A). Técnico: Paulo Morgado

 

Por: Dilson Oliveira

"Pai e Filho" preparados para o primeiro jogo da final

Foto: Site oficial do Fast

 

Após 102 jogos disputados ao longo de duas fases, Nacional e Fast iniciam neste sábado (19) a disputa da grande finalíssima da 96º edição do Campeonato Amazonense de Futebol. Destaques em quesitos opostos, o Leão da Vila Municipal apresenta a melhor defesa, já o Tricolor de Aço tem o melhor ataque.

 

Com 40 títulos, o Naça espera conquistar sua 41º taça que não vem desde 2007, quando conquistou o estadual em cima do mesmo adversário desta final. Já o Rolo Compressor vem de um jejum de 41 anos sem levantar o caneco de campeão. Diretoria, comissão técnica e jogadores esperam acabar com o tabu que atormenta sua apaixonada torcida.

 

Na decisão que poderá ser histórica para o lado fastiano, a arbitragem será uma atração a parte. Bancado pela diretoria nacionalina, o trio será composto por profissionais do quadro da FIFA. No primeiro confronto, o apito ficará por conta do renomado Wilson Luiz Seneme que foi considerado o melhor árbitro do paulistão 2012.

 

Na reunião que definiu os últimos detalhes das duas partidas finais, os ingressos tiveram um aumento de 100% em seus valores. Acostumado a pagar R$10 (inteira) e R$5 (meia), o torcedor terá que desembolsar o dobro, R$20 (inteira) e R$10 (meia).

 

Barrados voltam para a final

 

Sem desfalques, o Fast Clube deverá ter o retorno do lateral Alberto e atacante Lacraia, os dois jogadores foram punidos pelo clube após terem participado da Copa TV Amazonas de Futsal sem a autorização do clube.

 

O treinador Paulo Morgado deverá escalar a mesma equipe que vinha atuando no certame. Apontado como o ponto forte, a unidade do grupo será preservada pelo comandante português que fez o treino apronto na manhã desta sexta (18), no CT Ulbra.

 

O time entrará em campo com a seguinte formação: Preto, Catatau, João Gomes, Fábio Gomes, Alberto; Edson, Souza, Michel Parintins e Roberto Dinamite; Lacraia e Joiner.

 

Mistério no lado nacionalino

 

Com ar de mistério, o técnico Aderbal Lana define o time que entrará em campo neste sábado (19). Após longo período sem atuar profissionalmente, o grupo teve tempo de sobrar para recuperar fisicamente seus atletas e não terá nenhum desfalque para a partida.

 

O amistoso do último fim de semana, quando venceu de virada a boa equipe do Paysandu, serviu para dar uma "boa dor de cabeça" para o experiente treinador Lana. Após os bons desempenhos do meia Everson e atacantes Carlos Henrique e Garanha, os jogadores poderão ter chance no jogo de amanhã. O Nacional não revelou a escalação titular, ela será disponibilizada apenas minutos antes da partida.

 

FICHA TÉCNICA - Nacional x Fast (Campeonato Amazonense - Final - Jogo da ida)

Local: Estádio Roberto Simonsen (SESI), em Manaus (AM)

Data/hora: Sábado (19/05/2012), às 15 horas

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (FIFA/SP)

Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (FIFA/SP) e Tatiana Jacques de Freitas (FIFA/RS)

Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

 

Por: Dilson Oliveira

Trio de arbitragem da FIFA apitará primeiro jogo da final

Foto: Tom Dib

 

Na reunião feita nesta quinta (17), na sede da Federação Amazonense de Futebol (FAF), foram definidos os últimos detalhes das duas partidas que decidirão o estadual de 2012, entre eles, a arbitragem escalada para os confrontos.

 

A pedido da diretoria nacionalina, os trios, nos jogos de ida e volta, serão do quadro da Federação Internacional de Futebol (FIFA), na condição das despesas e passagens dos profissionais serem pagos pelo clube.

 

Para a primeira partida, a Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF) sorteou o nome do paulista Wilson Luiz Seneme (FIFA/SP) para o apito, como assistentes, o paulista Emerson Augusto de Carvalho (FIFA/SP) e a gaúcha Tatiana Jacques de Freitas (FIFA/RS). Como 4º árbitro, o amazonense Edmar Campos da Encarnação, e delegando, Geraldo Cristovão.

 

O primeiro jogo da final acontecerá neste sábado (19), no estádio Roberto Simonsen (SESI), às 15 horas, horário de Manaus. De um lado está o Nacional, campeão da Taça Estado do Amazonas (1º Fase) e melhor defesa do certame, do outro, o Fast Clube, campeão da Taça Cidade de Manaus e melhor ataque da competição. Os ingressos custarão R$20 (inteira) e R$10 (meia).

 

Por: Dilson Oliveira

Fast sagra-se campeão do returno

Foto: Site oficial do Fast

 

O Fast Clube conquistou a Taça Cidade de Manaus (2º Fase) do Amazonense 2012 na noite desta quarta (16). Para um público de 1.152 expectadores, o Rolo Compressor não tomou conhecimento do Iranduba e repetiu o placar do joga da ida, agregando um placar expressivo de 4 a 0.

 

Agora, o Tricolor de Aço enfrentará o Nacional Futebol Clube na grande final do estadual em duas partidas. O primeiro confronto acontecerá neste sábado, no estádio Roberto Simonsen (SESI), às 15 horas, horário de Manaus.

 

O Jogo

 

Na primeira etapa, até que o Iranduba iniciou ofensivo, porém esbarrou na forte marcação do Fast. Nos contra-ataques, o Tricolor de Aço assustou, logo aos 2 minutos Joiner teve grande chance de abrir o placar, em cabeceada, o atacante mandou no canto direito, porém Diego Braga realizou defesa espetacular.

 

Aos 38 minutos veio o gol, em jogada de Carlinhos e Dinamite, Joiner recebeu sozinho, e com categoria, chutou no canto rasteiro direito, indefensável para o arqueiro. Com o tento, o jogador chegou a vice-artilharia do campeonato com onze gols.

 

No segundo tempo, o panorama continuou o mesmo, com o time fastiano aproveitando os contra-golpes. Aos 6 minutos, a classificação foi sacramentada em cobrança de falta magistral de Michel Parintins, com o gol, o meia chegou aos doze e divide a artilharia juntamente com Leonardo (Nacional) e Marinho (Penarol).

 

Aos 49 minutos, o árbitro Djalma Silva de Souza apitou o fim de jogo para a alegria da entusiasmada torcida que se fez presente no estádio e mantém viva a esperança do título.

 

FICHA DO JOGO - Fast 2x0 Iranduba (Campeonato Amazonense - Final - Jogo da volta)

Local: Estádio Roberto Simonsen (SESI), em Manaus (AM)

Data/hora: Quarta (16/05/2012), às 20 horas

Árbitro: Djalma Silva de Souza

Assistentes: Jander Rodrigues Lopes e Ivo Fernando da Costa

Público: 713 pagantes / 1.152 presentes

Renda: R$ 4.630,00

 

FAST - Preto; Catatau, João Gomes, Fábio Gomes e Carlinhos; Edson (Alexsandro B.A), Souza, Emerson (Renatinho) e Michel Parintins (Nando); Roberto Dinamite e Joiner. Técnico: Paulo Morgado

IRANDUBA - Diego Braga; Raul, Farias e Willian; Bodão, Marcos, Júnior, Rafael (Carioca) e Fabrício (Éder); Israel Mineiro (Juninho) e Juan. Técnico: Fernando Lage

 

Por: Dilson Oliveira

Rolo Compressor x Alviverde - Parte II - O jogo decisivo

Foto: Site oficial do Fast Clube

 

Na noite desta quarta (16), Fast e Iranduba farão a partida da volta pela decisão da Taça Cidade de Manaus (2º Fase). No primeiro confronto, o Tricolor de Aço abriu boa vantagem de 2 a 0 e pode até perder por um gol de diferença. O jogo será realizado no estádio Roberto Simonsen (SESI), às 20 horas, horário de Manaus.

 

Fast diferente para a final

 

Apesar do técnico Paulo Morgado contar com o elenco completo para a final, o Fast Clube terá duas modificações. Carlinhos e Emerson ganham chance após Alberto e Lacraia terem jogado uma competição de futsal sem a permissão do comandante. Como punição, os atletas só receberão 50% dos salários do mês de maio, além da ausência na partida decisiva.

 

No último treino técnico-tático realizado nesta terça (15), no CT Ulbra, o português analisou algumas situações de jogo e rendimento dos jogadores. "Gostei do desempenho dos atletas no treino, onde pude dirimir algumas dúvidas e encaminha a equipe para o jogo", disse Morgado em entrevista ao site oficial do clube.

 

Iranduba praticamente completo

 

Após as ausências do meia Júnior e atacante Israel Mineiro, que entrou no decorrer do jogo, o técnico Fernando Lage contará com praticamente força máxima. O único desfalque será João Batista, o zagueiro recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática. 

 

Ao longo da semana, Lage enfatizou o lado psicológico e motivacional do plantel, já que o grupo vem sofrendo com o excesso de jogos. "Minha meta é ganhar e ser campeão do segundo turno", declarou o treinador em entrevista ao site do Papo de Torcedor Baré.

 

FICHA TÉCNICA - Fast x Iranduba (Campeonato Amazonense - Semifinal - Jogo da volta)

Local: Estádio Roberto Simonsen (SESI), em Manaus (AM)

Data/hora: Quarta (16/05/2012), às 20 horas

Árbitro: Djalma Silva de Souza

Assistentes: Jander Rodrigues Lopes e Ivo Fernando da Costa

 

FAST - Preto; Catatau, João Gomes, Fábio Gomes e Carlinhos; Edson, Souza, Emerson e Michel Parintins; Roberto Dinamite e Joiner. Técnico: Paulo Morgado

 

IRANDUBA - Diego Braga; Raul, Farias e Willian; Bodão, Marcos, Júnior, Rafael e Fabrício; Israel Mineiro e Juan. Técnico: Fernando Lage

 

Por: Dilson Oliveira

Série D - De olho nos adversários

Foto: Site oficial do Penarol

 

Neste fim de semana, o Penarol Atlético Clube conheceu mais dois adversários da Série D. Cametá Sport Clube, campeão paraense de 2012, o Mapará Elétrico conquistou o título em cima do tradicional Remo. Náutico Futebol Clube, campeão da seletiva roraimense que deu vaga para o Campeonato Brasileiro.

 

O Penarol está no grupo A1, juntamente com Vilhena (RO), Cametá (PA), Náutico (RR) e o representante acreano que será definido no próximo domingo (20).

 

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) definiu que o time que tiver o melhor desempenho nas semifinais, com a exceção do Rio Branco que já está na Série C, irá para a 4º Divisão. As semifinais serão Rio Branco x Plácido de Castro e Independência x Atlético Acreano em jogo único.

 

Conhecendo os adversários

 

NÁUTICO FUTEBOL CLUBE é um clube de futebol brasileiro da cidade de Boa Vista no estado de Roraima. O clube foi campeão roraimense em 1968 e campeão do estadual júnior em 2004. Seu nome foi inspirado no Clube Náutico Capibaribe de Pernambuco.


Neste ano disputou a seletiva organizada pela Federação Roraimense de Futebol (FRF) e conquistou o direito de representar o estado na Série D de 2012. Na campanha vitoriosa derrotou São Raimundo (1-0), Real (1-0) e na finalíssima venceu o Atlético Roraima pelo placar de 3 a 0.

 

Fundação: 22 de dezembro de 1962

Alcunha: Clube Simpatia de Roraima

Mascote: Urubu

Estádio: Ribeirão (Boa Vista) - capacidade de 3.000 expectadores

 

CAMETÁ SPORT CLUBE é um clube de futebol brasileiro da cidade de Cametá no estado do Pará. O clube conquistou seu único título paraense em 2012, a agremiação foi fundada em 2008 e já é uma das forças do futebol paraense.

 

Na campanha vitoriosa, o Cametá venceu a Taça Cidade de Belém (1º Turno) e faturou a Taça Açaí (Final do estadual). Nas duas finais venceu, respectivamente, Águia de Marabá (4-1 e 1-3) e Remo (2-1 e 2-2) para determinar sua ida à Série D.

 

Fundação: 27 de junho de 2008

Alcunha: Mapará Elétrico

Mascote: Mapará

Estádio: Parque do Bacurau (Cametá) - capacidade de 5.000 expectadores

 

VILHENA ESPORTE CLUBE é um clube de futebol brasileiro da cidade de Vilhena no estado de Rondônia. O clube é tricampeão rondoniense em 2005, 2009 e 2010 e vice-campeão em 2006 e 2008.

 

Em 2012, o Lobo do Serrado garantiu a vaga para a Série D após ter obtido a melhor campanha da primeira fase do estadual, critério escolhido pela Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER) para a participação no certame nacional.

 

Fundação: 3 de junho de 1991

Alcunha: VEC ou Lobo do Cerrado

Mascote: Lobo

Estádio: Portal da Amazônia (Vilhena) - 7.000 expectadores

 

Por: Dilson Oliveira

Nacional vence Paysandu de virada em amistoso

Foto: Arte feita por Diário OnLine (DOL)

 

Em amistoso interestadual realizado na tarde deste sábado (12), no Estádio Município de Paragominas, interior do Pará, o Nacional Futebol Clube venceu por 3 a 2 a boa equipe do Paysandu. Agora o Leão da Vila Municipal se volta para as finais do estadual que acontecerão nos próximos dias 19 e 26 de maio.

 

Para o técnico Aderbal Lana, a partida serviu para que o time titular pudesse pegar ritmo, já que os jogadores estão há 17 dias sem jogar. No primeiro tempo, o Papão da Curuzu abriu o placar logo aos 4 minutos com o atacante Adriano Magrão. 

 

Na volta do intervalo, melhor em campo, o Nacional empatou aos 6 minutos com Leonardo. Aos 17 minutos, a equipe paraense voltou a ficar na frente com Zé Augusto aos 17 minutos. Apesar de atrás no marcador, o Naça partiu pra cima, com gols de Carlos Henrique e Garanha, aos 27 e 33 minutos, o time manauara virou e garantiu a vitória.

 

Penarol goleia em amistoso solidário

 

Foto: Euzivaldo Queiroz (A Crítica)

 

Em jogo marcado pela solidariedade com os ribeirinhos atingidos pela cheia dos rios Negro e Solimões, o Penarol não teve dificuldades para golear a equipe do EUCATUR G-1 por 10 a 0, 5º colocada no último peladão. O resultado foi um mero detalhe diante da bela iniciativa dos dirigentes penarolenses que foi abraçada pelos diretores da empresa EUCATUR.

 

Antes do jogo, foram doados nada mais nada menos que 1,5 toneladas de alimentos por Algacir Gugacz, diretor da EUCATUR regional, que em nome da empresa efetuou a entrega antes do jogo beneficente.

 

Por: Dilson Oliveira

Fast vence e encaminha título do returno

Foto: Anderson Silva (Globo Esporte AM)

 

Na tarde deste sábado (12), o Fast Clube não deu brecha para surpresas e venceu por 2 a 0 a equipe do Iranduba. Apesar da presença maciça da torcida irandubense, o time interiorano não repetiu a boa atuação do jogo anterior. Agora o Tricolor de Aço pode perder até por um gol de diferença que conquista o título do returno.

 

A partida foi cadenciada e sem grandes emoções. Logo aos 5 minutos o placar foi inaugurado com João Gomes que de cabeça mandou para o fundo das redes. Com dificuldades em sair para o ataque e sendo envolvido pelo toque de bola do adversário, o Iranduba pouco criou. Melhor postado, o Rolo Compressor sobrou em campo.

 

Na segunda etapa, com o placar adverso, o Alviverde interiorano resolveu partir pra cima, porém sem criatividade, sendo facilmente marcado pelo setor defensivo fastiano. Nos contra-ataques, o Tricolor de Aço chegou. Aos 33 minutos, Alexsandro B.A ampliou pegando sobra após bate-rebate.

 

Na próxima quarta (16), as duas equipes se enfrentarão pelo jogo da volta, desta vez com a vantagem de dois gols para a equipe fastiana. A partida será realizada no estádio Roberto Simonsen (SESI), às 20 horas.

 

FICHA DO JOGO - Iranduba 0x2 Fast (Campeonato Amazonense - Final - Jogo da ida)

Local: Estádio Roberto Simonsen (SESI), em Manaus (AM)

Data/hora: Sábado (12/05/2012), às 15 horas

Árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso

Assistentes: Luís Cláudio Rodrigues e Anne Kesy Gomes de Sá

Público: 1.014 pagantes

Renda: R$ 8.140,00

 

IRANDUBA - Diego Braga; João Batista, Farias e Willian (Raul); Bodão, Marcos, Boca (Israel Mineiro), Rafael e Fabrício; Juninho e Juan (Diego Sergipe). Técnico: Fernando Lage

FAST - Preto; Catatau, João Gomes, Fábio Gomes e Alberto; Edson, Souza (Emerson), Michel Parintins e Roberto Dinamite; Lacraia (Nando) e Joiner (Alexsandro B.A). Técnico: Paulo Morgado

 

Por: Dilson Oliveira

Alviverde x Rolo Compressor - Parte I - A hora da decisão

Foto: Adeilson Albuquerque e Frank Cunha (Globo Esporte AM)

 

Na tarde deste sábado (12), no estádio Roberto Simonsen (SESI), às 15 horas, Iranduba e Fast farão o primeiro confronto da decisão da Taça Cidade de Manaus (2º Fase). De um lado, o representante que surpreendeu a todos no ano de estreia na elite do futebol baré, do outro, um time que tem a missão de tirar o clube de uma fila de mais de 40 anos sem títulos. Ingredientes não faltam para o inédito duelo.

 

Iranduba com desfalque

 

Para a partida, o tércnico Fernando Lage não contará com Júnior, um dos destaques da equipe, o meia recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática. Em seu lugar, o comandante deverá utilizar Juninho ou Boca na função.

 

O desgate é outra preocupação que atormenta a comissão técnica. Devido ao excesso de partidas, Marcos, Rafael e Israel Mineiro vêm sofrendo com problemas físicos. No treino apronto da sexta (11), Lage resolveu poupar os atletas.

 

Fast com força máxima

 

Pelo lado fastiano, Paulo Morgado não terá problemas para escalar o time titular, o português conta com 100% do elenco a disposição. Apesar do volante Edson ter sofrido com uma virose durante a semana, não deverá ser problema para a partida de hoje.

 

No treino da sexta (11), Morgado trabalhou a equipe ideal em situações de bola parada e partida. No período da tarde, os atletas selecionados seguiram para a concentração até a hora da partida.

 

FICHA TÉCNICA - Iranduba x Fast ( Campeonato Amazonense - Final - Jogo da ida)

Local: Estádio Roberto Simonsen (SESI), em Manaus

Data/hora: Sábado (12/05/2012), às 15 horas

Árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso

Assistentes: Luís Cláudio Rodrigues e Anne Kesy Gomes de Sá

 

IRANDUBA - Diego Braga; João Batista, Farias e Willian; Bodão, Marcos, Juninho (Boca), Rafael e Fabrício; Israel Mineiro e Juan. Técnico: Fernando Lage

 

FAST - Preto; Catatau, João Gomes, Fábio Gomes e Alberto; Edson, Souza, Michel Parintins e Roberto Dinamite; Lacraia e Joiner. Técnico: Paulo Morgado

 

Por: Dilson Oliveira

Nacional encara Paysandu em amistoso festivo

Foto: Marcos Santos (Bola)

 

Na tarde deste sábado (12), Nacional e Paysandu farão amistoso que marcará a inauguração do sistema de iluminação do Estádio Municipal de Paragominas, localizado no interior do Pará. A partida servirá para que as duas equipes se preparem para o restante da temporada, o Leão da Vila Municipal visa as finais do estadual, já o Papão da Curuzu, a sua estreia na Série C.

 

Nacional preparado

 

A delegação nacionalina já se encontra no Pará e prevê sua chegada ao município de Paragominas - distante 322 quilômetros da capital Belém - na tarde desta sexta (11). No último treino, realizado nesta quinta (10), no CT Barbosa Filho, o técnico Aderbal Lana testou duas formações, uma com Charles e Leonardo no ataque, outra com Edvan entrando no meio e Hugo sendo deslocado pra segundo atacante ao lado de Leonardo.

 

Deverão entrar em campo: Jonathan; Amaral, Cristovam, Santiago e Alexandre; Thiago Mariano, Álvaro, Hugo e Klayton Maranhense; Charles (Edvan) e Leonardo.

 

Paysandu definido

 

Ainda no comando do ex-técnico Lecheva, o Paysandu praticamente definiu os onze titulares. No treino realizado na manhã desta sexta-feira (11), a equipe foi composta por Paulo Rafael; Yago Picachu, Tiago Silva, Douglas e Jairinho; Billy, Vanderson, Leandrinho e Harison; Adriano Magrão e Tiago Potiguar.

 

FICHA TÉCNICA - Paysandu/PA x Nacional/AM (Amistoso)

Local: Estádio Municipal de Paragominas, em Paragominas (PA)

Data/hora: Sábado (12/05/2012), às 16 horas

 

Por: Dilson Oliveira

FAF divulga arbitragem das finais do returno

Foto: FAF/Divulgação

 

Em sorteio realizado na comissão de arbitragem da Federação Amazonense de Futebol (FAF), foi definida a escala de árbitros para as partidas de ida e volta da decisão da Taça Cidade de Manaus (2º Fase) que acontecerão nos próximos dias 12 e 16 de maio.

 

Para o confronto deste sábado (12), o apito ficará por conta de Antônio Carlos Pequeno Frutuoso, como assistentes, Luís Cláudio Rodrigues e Anne Kesy Gomes de Sá. Na beira do campo, o 4º árbitro será Francisney Oliveira da Silva, já o delegado da partida ficará ao cargo de Geraldo Guimarães.

 

No jogo da volta que será realizado na próxima quarta (16), o árbitro principal será Djalma Silva de Souza, como bandeiras, Jander Rodrigues Lopes e Ivo Fernando da Costa. O 4º árbitro será Weden Cardoso Gomes e José Roberto como delegado.

 

Sem vantagens para ambos os lados

 

Nos dois embates, nem Fast e nem Iranduba terão quaisquer tipo de vantagens, havendo dois resultados iguais, o título será decidido na disputa de penalidades máximas. O vencedor do segundo turno terá vaga assegurada na Copa do Brasil de 2013, assim como o Nacional que venceu a primeira fase.

 

Por: Dilson Oliveira

Iranduba vence e chega na final do returno

Foto: Frank Cunha (Globo Esporte AM)

 

O Iranduba garantiu a finalíssima do returno numa vitória incontestável por 3 a 1 diante do São Raimundo. A partida foi realizada no estádio Roberto Simonsen (SESI), na noite da última quarta (09), válida pelo jogo da volta da semifinal da Taça Cidade de Manaus, segundo turno do estadual.

 

Diferente do primeiro jogo, a equipe irandubense tomou a iniciativa e dominou a partida na primeira etapa. Com um adversário acuado e errando muitos passes na intermediária, o Iranduba chegou em diversas vezes ao ataque. Aos 22 minutos, em cruzamento de Bodão pela direita, o meia Júnior cabeceou e a bola caprichosamente bateu na trave de Tinho, na sequência, a zaga tirou.

 

O gol veio aos 38 minutos, após bobeada de Júnior Bahia, Israel Mineiro avançou pela esquerda e foi parado com falta dentro da área - penalidade máxima - Júnior cobrou com categoria no meio do gol, inaugurando o placar para o time interiorano. Aos 44 minutos, o São Raimundo teve a chance de deixar tudo igual, em pênalti sofrido por Claílson, Gabriel Donizetti desperdiçou em bela defesa de Diego Braga que espalmou para a linha de fundo.

 

No segundo tempo, o Tufão da Colina resolveu partir pra cima, mas a noite era mesmo do Alviverde. Aos 7 minutos, em contra-ataque puxado por Rafael, Juan recebeu na cara do gol e não desperdiçou, 2 a 0. Aos 9 minutos, veio o terceiro, em mais um contra-golpe, a bola sobrou para Júnior que fuzilou no canto direito de Tinho, 3 a 0, e vaga assegurada na finalíssima.

 

Com praticamente tudo perdido, o técnico Luís Oliveira mandou o time todo para o ataque. Nas modificações, tirou o ala-direito Felipe Cristiano e volante Paulinho para a entrada dos atacantes Djalma e Pará. Aos 24 minutos, o zagueiro Magno foi expulso após cotovelada violenta no adversário.

 

Aos 42 minutos, ainda teve tempo para Washington descontar em cobrança de falta da entrada da área. Nada que tirasse o brilho da classificação do recém-criado Iranduba da Amazônia que fará uma final inédita contra o Fast.

 

Nos braços da torcida o time retorna ao município e iniciará a preparação para os dois confrontos decisivos. O primeiro será neste sábado (12), às 15 horas, no estádio Roberto Simonsen (SESI). Quatro dias depois, o jogo da volta, no mesmo local, às 20 horas.

 

FICHA DO JOGO - São Raimundo 1x3 Iranduba (Campeonato Amazonense - Semifinal - Jogo da volta)

Local: Estádio Roberto Simonsen (SESI), em Manaus (AM)

Data/hora: Quarta (09/05/2012), às 20 horas

Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha

Assistentes: Jeová Rodrigues e Paulo Alves

Público: 582 pagantes

Renda: R$ 4.065,00

 

SÃO RAIMUNDO - Tinho; Magno, Júnior Bahia e Rondinelli; Felipe Cristiano (Djalma), Paulinho (Pará), Adelson, Gabriel Donizetti (Murilo) e Fitti; Claílson e Washington. Técnico: Luís Oliveira

 

IRANDUBA - Diego Braga; João Batista, Farias e Willian (Raul); Bodão, Marcos, Júnior (Boca), Rafael e Fabrício (Juninho); Israel Mineiro e Juan. Técnico: Fernando Lage

 

Por: Dilson Oliveira

Tufão x Alviverde - Parte II - A decisão

Foto: Frank Cunha (Globo Esporte AM)

 

Na última e decisiva semifinal, São Raimundo e Iranduba se encontram nesta quarta-feira (09) para a definição do segundo finalista do returno. A partida será realizada no estádio Roberto Simonsen (SESI), às 20 horas, horário de Manaus.

 

No primeiro confronto, as duas equipes empataram em 0 a 0. Como o regulamento não prevê vantagem em caso de resultados iguais, dando empate, a disputa será nas penalidades máximas, havendo vencedor, o time vitorioso garantirá presença na final da Taça Cidade de Manaus (2º Fase).

 

Iranduba vai pra cima

 

Acuado e defensivo, este foi o Verdão da última quarta (02), bem diferente daquele time ofensivo que surpreendeu no segundo turno. Para reverter o quadro, o técnico Fernando Lage resolveu trabalhar com o psicológico dos jogadores, buscando evitar que o nervosismo atrapalhe no rendimento dentro de campo.

 

No 3-5-2 aproveitando a liberdade dos alas, é dessa forma Lage espera neutralizar o adversário que joga no mesmo esquema. Bodão e Fabrício terão a função de apoiar o ataque, explorando a velocidade dos atacantes.

 

Lesões assombram São Raimundo

 

O Tufão da Colina sofre com lesões que teimam em continuar assombrando alguns jogadores. Na manhã desta terça (08), o grupo fez o último treino visando o jogo. Felipe Cristiano e Claílson são as únicas dúvidas do técnico Luis Oliveira, os dois jogadores se recuperam de dores, respecticamente, na virilha e tornozelo esquerdo.

 

Outro que se recupera de lesão é Gró, após ser usado nos 20 minutos finais da partida da ida, o lateral-direito teve tempo para melhorar sua condição física e poderá ser usado no decorrer do segundo tempo.

 

FICHA TÉCNICA - São Raimundo x Iranduba (Campeonato Amazonense - Semifinal - Jogo da volta)

Local: Estádio Roberto Simonsen (SESI), em Manaus (AM)

Data/hora: Quarta (09/05/2012), às 20 horas

Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha

Assistentes: Paulo Alves de Souza e Jeová Rodrigues Santos

 

SÃO RAIMUNDO - Tinho; Magno, Júnior Bahia e Rondinelli; Felipe Cristiano, Adelson, Paulinho, Gabriel Donizetti e Fitti; Claíson e Washington. Técnico: Luís Oliveira

 

IRANDUBA - Diego Braga; João Batista, Farias e Willian; Bodão, Marcos, Juninho, Rafael e Fabrício; Israel Mineiro e Juan. Técnico: Fernando Lage

 

Por: Dilson Oliveira

Fast vence Rio Negro nos pênaltis e se torna primeiro finalista do returno 

Foto: Evandro Seixas (A Crítica)

 

O Fast Clube manteve vivo o sonho do título estadual após vencer o Rio Negro nos pênaltis. Em partida válida pelas semifinais do Barezão, o Tricolor de Aço despachou o Galo da Praça da Saudade após empate de 0 a 0 que persistiu os 180 minutos nos jogos de ida e volta.

 

No primeiro tempo, Fast e Rio Negro protagonizaram um jogo emocionante. Apesar da superioridade territorial fastiana, a equipe rionegrina chegou a assustar nos contra-ataques. Bem diferente do primeiro confronto em que foi caracterizado pela cautela de ambos os lados.

 

Na etapa complementar, a partida mudou de figura após a expulsão do jovem zagueiro Bianor Neto que recebeu o segundo amarelo aos 9 minutos. A partir daí, foi ataque contra defesa. O técnico Paulo Morgado foi pra cima colocando o meia Emerson no lugar do volante Souza. Já Iane Geber abdicou do ataque tirando o meia Delciney, em seu lugar entrou Caio Paulista para reconstruir o setor defensivo.

 

Aos 50 minutos o árbitro Odson dos Santos apitou o fim de jogo. O primeiro finalista foi decidido nos pênaltis pelo placar de 3 a 1. Para o Fast, converteram Michel Parintins, Catatau e Edson, já pelo Rio Negro, somente Edinho conferiu a gol. Agora o Rolo Compressor espera seu adversário que sairá da outra semifinal que acontecerá na próxima quarta (09) entre Iranduba e São Raimundo.

 

FICHA DO JOGO - Fast (3) 0x0 (1) Rio Negro (Campeonato Amazonense - Semifinal - Jogo da volta)

Local: Estádio Roberto Simonsen (SESI), em Manaus (AM)

Data/hora: Domingo (06/05/2012), às 16 horas

Árbitro: Odson dos Santos

Assistentes: Marcos Santos e Marleudo Nunes

Público: 584 pagantes

Renda: R$ 4.310,00

Cartões amarelos: Fast - Alexsandro B.A e Catatau / Rio Negro - Adriano, Ney Júnior e Paca

Cartão vermelho: Rio Negro - Bianor Neto

 

FAST - Preto; Catatau, João Gomes, Fábio Gomes e Carlinhos (Nando); Edson, Souza (Emerson) e Michel Parintins; Roberto Dinamite (Alexsandro B.A), Lacraia e Joiner. Técnico: Paulo Morgado

 

RIO NEGRO - Adriano; Franco, Ney Júnior, Bianor Neto e James; Pastor, Paca e Smith (Douglas); Delciney (Caio Paulista), Edinho Canutama e Maranhão (Netto). Técnico: Iane Geber

 

Por: Dilson Oliveira

Rolo Compressor x Galo - O segundo duelo e decisivo

Foto: Site oficial do Fast

 

Nesta tarde, Fast Clube e Rio Negro entrarão em campo para decidir quem será o primeiro finalista da Taça Cidade de Manaus (2º Fase). No primeiro duelo, nada de bola na rede, com o 0 a 0, em caso de vencedor, este conquistará a classificação, permanecendo o empate, a disputa irá para a cobrança de pênaltis.

 

Fast com desfalques

 

Para o confronto, o técnico Paulo Morgado terá o desfalque de dois importantes jogadores. O veloz atacante Lacraia voltou a sentir contusão no joelho e não terá condições de entrar em campo. Outra baixa será Michel Parintins, peça fundamental do time e um dos destaques do campeonato, o meia sentiu dores na panturrilha e também ficará de fora. Joiner e Carlinhos, respectivamente, deverão ser os substitutos.

 

Rio Negro completo

 

Apesar dos salários ainda estarem atrasados, o Galo da Praça da Saudade virá com força máxima. O lateral-direito Franco retorna após cumprir suspensão automática, já Edinho Canutama, com dores na coxa, e Smith, que havia saído machucado no primeiro jogo, estão 100% para a partida.

 

FICHA TÉCNICA - Fast x Rio Negro (Campeonato Amazonense - Semifinal - Jogo da volta)

Local: Estádio Roberto Simonsen (SESI), em Manaus (AM)

Data/hora: Domingo (06/05/2012), às 16 horas

Árbitro: Odson dos Santos

Assistentes: Marcos Santos e Marleudo Nunes

 

FAST - Preto; Catatau, João Gomes, Fábio Gomes e Alberto; Edson, Souza, Michel Parintins e Roberto Dinamite; Alexsandro B.A e Joiner. Técnico: Paulo Morgado

 

RIO NEGRO - Adriano; Franco, Ney Júnior, Bianor Neto e James; Pastor, Paca e Smith; Delciney, Maranhão e Edinho Canutama. Técnico: Iane Geber

 

Por: Dilson Oliveira

Meninas do Iranduba se despedem da Copa BR Feminino com derrota

Foto: Frank Cunha (Globo Esporte AM)

 

Não foi dessa vez que o futebol do Amazonas chegou às semifinais da Copa do Brasil de Futebol Feminino. Após a derrota por 4 a 1 diante das baianas do São Francisco, as meninas do Iranduba se despediram da competição entre as oito melhores equipes do Brasil.

 

Apesar da derrota, ao fim, o saldo foi positivo, já que as amazonenses conseguiram chegar às Quartas de final (3º Fase), rendimento superior ao ano anterior, onde foram desclassificadas nas Oitavas (2º Fase) diante das paraenses da Tuna Luso.

 

Semifinais definidas

 

Nas outras partidas, foram definidas as outras semifinalistas. No Pacaembu, em São Paulo, as paulistas do ADECO conquistaram a classificação vencendo o Vasco da Gama pelo placar de 3 a 1. No estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, o São José garantiu vaga após vitória por 2 a 0 diante das paranaenses do Foz Cataratas.

 

No outro chaveamento, terá a equipe do Vitória/PE que confirmou presença após vencer as paraenses do Pinheirense por 1 a 0.

 

São Francisco/BA x São José/SP

ADECO/SP x Vitória/PE

 

Por: Dilson Oliveira

Iranduba busca vitória para avançar às semifinais

Foto: Frank Cunha (Globo Esporte AM)

 

Na esperança de reverter a situação adversa, as meninas do Iranduba viajaram na tarde desta sexta-feira (04) com destino a São Francisco do Conde (BA), onde enfrentarão neste sábado (05), as baianas do São Francisco na partida da volta das quartas de final. Após a derrota no jogo da ida, em Manaus, por 1 a 0, o objetivo é garantir a classificação com uma boa vitória na casa das adversárias.

 

Apesar da missão complicada, comissão técnica, diretoria e jogadoras demonstram confiança e garantem que estão focados na classificação inédita às semifinais da Copa do Brasil de Futebol Feminino. A novidade fica por conta do retorno da atacante Charlene que cumpriu suspensão automática e reforça o setor ofensivo da equipe.

 

Em sorteio realizado na Comissão de Arbitragem da CBF, foi definida a escala de arbitragem do confronto. No apito, a carioca Simone Xavier de Paula e Silva (FIFA), como assistentes, a carioca Lilian da Silva Fernandes Bruno (FIFA) e a alagoana Maria da Trindade (CBF-1).

 

FICHA TÉCNICA - São Francisco/BA x Iranduba/AM (Copa BR Feminino - 4º Fase - Jogo da volta)

Local: Estádio Junqueira Ayres, em São Francisco do Conde (BA)

Data/hora: Sábado (05/05/2012), às 16 horas

Árbitro: Simone Xavier de Paula e Silva/RJ (FIFA)

Assistentes: Lilian da Silva Fernandes Bruno/AL (FIFA) e Maria da Trindade/AL (CBF-1)

 

Por: Dilson Oliveira

Iranduba e São Raimundo ficam no 0 a 0

Foto: Evandro Seixas (A Crítica)

 

Na noite desta quarta (02), Iranduba e São Raimundo fizeram um jogo sem grandes emoções e ficaram no empate sem gols. A partida foi realizada no estádio Roberto Simonsen (SESI), válido pelo jogo da ida das semifinais do returno no Barezão.

 

A forte marcação e falta de criatividade marcaram o primeiro jogo entre as duas equipes. Com o meio-campo congestionado, poucas chances de gol foram criadas. O São Raimundo quase marcou em duas oportunidades, primeiro com Gabriel Donizetti que acertou um chutaço na trave após cobrança de falta, na outra, novamente  ele arrematou para a boa defesa de Diego Braga.

 

O jogo da volta está marcado para a próxima quarta (09), no estádio Roberto Simonsen (SESI), às 20 horas. Com o resultado, o empate levará a definição para a disputa de pênaltis, havendo vencedor, este conquistará a vaga para a final da Taça Cidade de Manaus (2º Fase).

 

FICHA DO JOGO - Iranduba 0x0 São Raimundo (Campeonato Amazonense - Semifinal - Jogo da ida)

Local: Estádio Roberto Simonsen (SESI), em Manaus (AM)

Data/hora: Quarta (02/05/2012), às 20 horas

Árbitro: Weden Cardoso Gomes

Assistentes: Luís Cláudio Rodrigues e Abson Pantoja de Barros

Público: 499 pagantes

Renda: R$ 2.990,00

Cartões amarelos: Iranduba - Farias, João Batista, Júnior, Marcos e Willian Carioca / São Raimundo - Adelson, Claílson e Washington


IRANDUBA - Diego Braga; João Batista (Raul), Bodão, Farias e Willian; Fabrício, Marcos, Juninho (Juan) e Rafael (Willian Carioca); Israel Mineiro e Júnior. Técnico: Fernando Lage


SÃO RAIMUNDO - Tinho; Magno, Júnior Bahia e Fofão (Felipe Cristiano); Rondinelli, Adelson, Paulinho (Gró), Gabriel Donizetti e Fitti; Claílson e Washington (Pará). Técnico: Luís Oliveira

 

Por: Dilson Oliveira

Alviverde x Tufão - Parte I - O duelo 'portuga'

Luís Oliveira e Fernando Lage (Foto: Antônio Lima - A Crítica)

 

Nesta quarta (02), Iranduba e São Raimundo farão um confronto 'portuga', já que no banco de reserva, dois técnicos portugueses são os responsáveis pela bela campanha dos dois times no returno, credenciando-os para as semifinais.

 

As coincidências não ficam somente na nacionalidade dos comandantes, mas também pela relação entre Luís Oliveira, Iranduba e São Raimundo. No primeiro turno, o português foi contratado pelo Alviverde, e na estreia, derrota diante do Tufão da Colina por 1 a 0, clube que o contrataria ao término da primeira fase. No returno, derrota diante do ex-clube por 2 a 1. E agora o tira-teima numa fase decisiva.

 

No outro lado está Fernando Lage, lusitano contratado para substituir outro. Os resultados provaram que o Verdão do interior estava no caminho certo. De candidato ao rebaixamento para sensação do segundo turno. Com um elenco jovem e de qualidade, o time espera surpreender os candidatos ao título.

 

Efeito suspensivo garante força máxima

 

Inicialmente punidos pelo TJD/AM, Juninho e João Pará tiveram o pedido de efeito suspensivo aceito e estão liberados para jogar. Além deles, o meia Rafael e atacante Juan, recuperados de lesão, reforçam o Iranduba.

 

DM com idas e vindas

 

O São Raimundo não contará com 100% do elenco, já que alguns jogadores estão no departamento médico. Amaral Capixaba continua no estaleiro. O volante Felipe Cristiano trata de dores na virilha e Claílson se recupera de uma tendinite, ambos serão avaliados horas antes da partida.

 

A novidade fica por conta do polivante Gró, um dos destaques do time na primeira fase, o lateral poderá retornar após longo período parado, porém Luís avisa: "Acredito que um jogo inteiro ele não pode atuar, mas se ele puder jogar meia hora já é um bom sinal", declarou em entrevista ao site A Crítica.

 

FICHA TÉCNICA - Iranduba x São Raimundo (Campeonato Amazonense - Semifinal - Jogo da ida)

Local: Estádio Roberto Simonsen (SESI), em Manaus (AM)

Data/hora: Quarta (02/05/2012), às 20 horas

Árbitro: Weden Cardoso Gomes

Assistentes: Luís Cláudio Rodrigues e Abson Pantoja de Barros

 

IRANDUBA - Diego Braga; João Batista, Bodão, Farias e Willian; Fabrício, Marcos, Juninho e Rafael; Israel Mineiro e Júnior. Técnico: Fernando Lage

 

SÃO RAIMUNDO - Tinho; Magno, Júnior Bahia e Fofão; Rondinelli, Adelson, Paulinho, Gabriel Donizetti e Fitti; Claílson e Washington. Técnico: Luís Oliveira

 

Por: Dilson Oliveira

Iranduba perde e se complica na Copa BR Feminino

Foto: Frank Cunha (Globo Esporte AM)

 

As meninas do Iranduba não conseguiram repetir as atuações anteriores e foram derrotadas por 1 a 0 pelas baianas do São Francisco. A partida foi realizada no estádio Roberto Simonsen (SESI), às 19h30, válida pelo jogo da ida das quartas de final da Copa do Brasil de Futebol Feminino.

 

Com o resultado, as amazonenses terão que vencer na casa das adversárias, no próximo sábado (05), no estádio Junqueira Ayres, em Sâo Francisco do Conde (BA), às 16 horas, horário de Manaus. Caso as irandubenses vençam por 1 a 0, a vaga será decidida na cobrança de pênaltis, qualquer outro resultado positivo favorece o Iranduba.

 

Nos outros jogos

 

Em Icoaraci, o Vitória/PE venceu o Pinheirense/PA por 2 a 0 e pode perder até por um gol de diferença dentro de casa. No Rio de Janeiro, Vasco da Gama/RJ e ADECO/SP não sairam do zero e definição ficará para o próximo sábado (5). Em Foz do Iguaçu, o Foz Cataratas/PR fez valer o fator casa e venceu as paulistas do São José por 1 a 0.

 

Iranduba/AM 0x1 São Francisco/BA
Pinheirense/PA 0x2 Vitória/PE
Vasco da Gama/RJ 0x0 ADECO/SP
Foz Cataratas/PR 1x0 São José/SP

 

Por: Dilson Oliveira

Empate sem gols entre Rio Negro e Fast no primeiro jogo das semifinais

Foto: Difusora de Manaus

 

Na tarde deste sábado (28), Rio Negro e Fast jogaram pelas semifinais do returno no Barezão. No jogo da ida, o zero não saiu do placar e a definição da vaga ficou para o próximo domingo (06). Caso haja outro empate, a disputa irá para as penalidades máximas, havendo um vencedor, este garante presença na final.

 

Numa partida sem grandes emoções, as duas equipes resolveram não arriscar. Nas poucas chances criadas, a falta de pontaria evitou que as redes fossem balançadas. No início da primeira etapa, o Fast Clube chegou a assustar com chute da entrada da área, no rebote de Adriano, B.A mandou para fora. A resposta rionegrina veio na etapa complementar, James, cara-a-cara com goleiro, mandou para fora.

 

Inicialmente, o jogo da volta seria realizado no próximo sábado (05), porém o estádio Roberto Simonsen estará recebendo o evento da Ação Global Nacional que movimentará o SESI, com isso, foi transferido para o próximo domingo (06), às 15h30, horário de Manaus.

 

FICHA DO JOGO - Rio Negro 0x0 Fast (Campeonato Amazonense - Semifinal - Jogo da ida)

Local: Estádio Roberto Simonsen (SESI), em Manaus (AM)

Data/hora: Sábado (28/04/2012), às 15 horas

Árbitro: Djalma Silva de Souza

Assistentes: Jander Rodrigues e Anne Kesy

Público: 593 pagantes / 969 presentes

Renda: R$ 4.430,00

Cartões amarelos: 35/1T - Fábio Gomes (Fast); 6/2T - Edinho Canutama (Rio Negro)

 

RIO NEGRO - Adriano; Caio Paulista (Douglas), Ney Júnior, Bianor Neto e James; Pastor, Paca e Smith (Jansen); Delciney, Maranhão e Edinho Canutama (Netto). Técnico: Iane Geber Jamel

 

FAST - Preto; Catatau, João Gomes, Fábio Gomes e Alberto; Edson, Souza (Emerson), Roberto Dinamite e Michel Parintins; Lacraia e Alexsandro B.A (Joiner). Técnico: Paulo Morgado

 

Por: Dilson Oliveira 

Galo x Rolo Compressor - O primeiro duelo

Foto: Imagens de Amarildo Silva e Lissandro Windson

 

O primeiro confronto entre Fast e Rio Negro, pelas semifinais, está marcado para este sábado (28). O estádio Roberto Simonsen (SESI) será o palco do jogo que tem início previsto para as 15 horas, horário de Manaus.

 

O Atlético Rio Negro Clube, também conhecido como Galo da Praça da Saudade, vem com tudo para a partida. De lanterna e sério candidato ao rebaixamento na primeira fase, para sensação e semifinalista do returno, é com essa motivação que o técnico Iane Geber Jamel espera conquistar a vitória.

 

O Galo poderá vir com dois desfalques. Um deles é certo, o lateral-direito Franco recebeu o terceiro cartão amarelo, na partida da última quarta (25), e cumpre suspensão automática, já Edinho Canutama, meia atacante, acordou na sexta (27) com uma virose e se tornou dúvida. Os substitutos respectivos devem ser Caio Paulista e Netto.

 

Pelo lado fastiano, o técnico Paulo Morgado terá todo o elenco à disposição. Alberto, Catatau e Lacraia voltam de lesão e estão 100% recuperados. O português apontou as principais armas do adversário, segundo ele, Ney Júnior na defesa, Pastor na marcação e Smith no meio-campo são os destaques.

 

FICHA TÉCNICA - Rio Negro x Fast (Campeonato Amazonense - Semifinal - Jogo da ida)

Local: Estádio Roberto Simonsen (SESI), em Manaus (AM)

Data/hora: Sábado (28/04/2012), às 15 horas

Árbitro: Djalma Silva de Souza

Assistentes: Jander Rodrigues e Anne Kesy

 

RIO NEGRO - Adriano; Caio Paulista, Ney Júnior, Bianor Neto e James; Pastor, Paca e Smith; Delciney, Maranhão e Edinho Canutama. Técnico: Iane Geber Jamel

 

FAST - Preto; Catatau, João Gomes, Fábio Gomes e Alberto; Edson, Souza, Roberto Dinamite e Michel Parintins; Lacraia e Alexsandro B.A. Técnico: Paulo Morgado

 

Por: Dilson Oliveira

Meninas do Iranduba encaram baianas neste sábado

Foto: CBF/Divulgação

 

A equipe do Iranduba da Amazônia receberá as baianas do São Francisco neste sábado (28). A partida será realizada no estádio Roberto Simonsen (SESI), às 19h30, válida pelas quartas de final da Copa do Brasil de Futebol Feminino.

 

As adversárias têm um currículo de dar inveja. Com onze títulos estaduais (de 2000 à 2011), além de três terceiros colocados (2007, 2009 e 2010) na Copa BR Feminino, as atuais campeãs baianas serão o maior obstáculo até agora enfrentado pela equipe do técnico irandubense Olavo Dantas.

 

O Iranduba terá apenas um desfalque, a atacante Charlene cumprirá suspensão automática após levar o terceiro cartão amarelo na partida do último sábado (21). Caso passem de fase, as amazonenses enfrentarão ou Pinheirense/PA ou Vitória/PE nas semifinais.

 

FICHA TÉCNICA - Iranduba/AM x São Francisco/BA (Copa BR Feminino - 3º Fase - Jogo da ida)

Local: Estádio Roberto Simonsen (SESI), em Manaus (AM)

Data/hora: Sábado (28/04/2012), às 19h30

Árbitro: Robson Martins Ferreira/MA

Assistentes: Arlene Barreto Souza/PA e Graceane Botelho Dias/PA

 

Por: Dilson Oliveira

FAF define tabela para as semifinais do returno

Foto: FAF/Divulgação

 

Em reunião na sede da Federação Amazonense de Futebol (FAF), localizada na Av. Constantino Nery, 282 - Centro, foram definidas as datas, locais e horários das semifinais da segunda fase.

 

Os confrontos, de ida e volta, entre São Raimundo e Iranduba, acontecerão nos dias 2 e 9 de maio, nas próximas quartas, ambos no estádio do SESI, às 20 horas. Já Fast e Rio Negro se enfrentarão nos dias 28 de abril e 5 de maio, nos próximos sábados, às 15 horas.

 

Os jogos finais do returno foram marcados para os dias 12 e 16 de maio. As duas partidas finais, entre os vencedores da primeira (Nacional) e segunda fases, ficaram para os dias 19 e 23 de maio, sábado e quarta, respectivamente.

 

SEMIFINAL

JOGO - IDA

Rio Negro x Fast - Estádio do SESI - 15h - Sábado (28/04)
Iranduba x São Raimundo - Estádio do SESI – 20h - Quarta (02/05)

 

JOGO - VOLTA

Fast x Rio Negro - Estádio do SESI - 15h - Sábado (05/05)
São Raimundo x Iranduba – Estádio do SESI – 20h - Quarta (09/05)

 

Por: Dilson Oliveira

Números do Barezão após a nona rodada do returno

Foto: Arquivo

 

Ao término dos pontos corridos do returno no estadual, cinco times se despediram do certame. Operário e CDC Manicoré, rebaixados para a segunda divisão de 2013. Princesa e Holanda que fecham pra balanço visando o amazonense do ano que vem. Além do Penarol, representante do estado na Série D que tem início no próximo dia 27 de maio.

 

São Raimundo, Fast, Rio Negro e Holanda disputam o título da Taça Cidade de Manaus (2º Fase). Já o Nacional está de camarote esperando seu adversário na grande final da competição. Confira as estatísticas até o momento:

 

Primeira fase (Taça Estado do Amazonas) - 141 gols em 51 partidas (média de 2,76 por jogo)

Segunda fase (Taça Cidade de Manaus) - 138 gols em 45 partidas (média de 3,07 por jogo)

 

Gols: 279

Jogos: 96

Média: 2,91

Artilharia: Leonardo (Nacional) e Marinho (Penarol) - 12 gols

Melhor ataque: Fast - 39 gols em 20 partidas (média de 1,95 por jogo)

Melhor defesa: Nacional - 18 gols em 22 partidas (média de 0,82 por jogo)

Pior ataque: CDC Manicoré - 18 gols em 18 partidas (média de 1 por jogo)

Pior defesa: Operário - 38 gols em 18 partidas (média de 2,11 por jogo)

 

Por: Dilson Oliveira

Quatro jogos definiram G4 e rebaixamento

Foto: Adeilson Albuquerque (Globo Esporte AM)

 

Nesta quarta (25), foram definidos o G4 do returno e rebaixamento no Barezão 2012. Com quatros jogos sendo realizados simultaneamente, os olhos do torcedor ficaram voltados para quatro municípios, a capital Manaus, Rio Preto da Eva, Iranduba e a distante Manicoré.

 

Rio Negro vence e garante G4, já Operário é rebaixado

 

No estádio da Colina, Rio Negro e Operário fizeram uma partida que interessava tanto o topo quanto a parte de baixo da tabela. Com a vitória, o Galo não só se livrava do rebaixamento, como se garantia no G4, e foi o que aconteceu. Aos 31 minutos, Bianor Neto desviou cruzamento de Smith e inaugurou o placar. Nove minutos depois, foi a vez de Edinho Canutama, da entrada da área o meia-atacante mandou no canto de Marcelo. 

 

Na volta do intervalo, o Rio Negro continuou em cima. Aos 8 minutos, Delciney, em cobrança de pênalti, decretou os 3 a 0. Para o Operário, Cristiano Recife diminuiu de cabeça aos 31 minutos. Com o resultado, o Sapão de Manacapuru foi rebaixado, já o Galo da Praça da Saudade confirmou presença nas semifinais.

 

Iranduba vence Fast e vai para as semifinais

 

O Iranduba surpreendeu e venceu o Fast por 2 a 0, com três vitórias seguidas, o time Alviverde saiu de candidato ao rebaixamento para grata surpresa do returno.

 

A vitória foi construída aos 9 minutos da primeira etapa com Júnior em cobrança de pênalti. Mesmo contundido, Juan marcou o segundo aos 15 minutos da etapa complementar. Com 16 pontos, o Iranduba terminou na quarta posição e pegará o São Raimundo nas semifinais.

 

Penarol fica de fora do G4

 

Apesar da vitória, o Penarol Atlético Clube, atual bicampeão amazonense, ficou de fora das semifinais. Com o gol de Edson Sá, aos 25 minutos da primeira etapa, o Leão da Velha Serpa fez seu papel, porém não dependia das próprias forças. As vitórias de Rio Negro e Iranduba tiraram as chances do Leão de Itacoatiara.

 

O ponto negativo ficou por conta do incidente envolvendo o jogador Johnny do Holanda. Após soco na nuca, segundo o presidente do clube, Paulo Radin, o atleta desmaiou em campo, como não havia ambulância no estádio, precisou ser transferido para um hospital local por meio de uma pick-up que adentrou o gramado.

 

O fato vai de contra ao estabelecido no estatuto do torcedor, mais especificamente no Art. 16, parágrafo IV, em que expressa: "disponibilizar uma ambulância para cada dez mil torcedores presentes à partida". Sendo o dever dado à entidade organizadora da competição, no caso, a Federação Amazonense de Futebol (FAF).

 

CDC Manicoré perde e cai pra Série B

 

O CDC Manicoré, tambem conhecido como Bacurau, foi derrotado pelos reservas do Nacional por 3 a 1, mesmo jogando dentro de casa, no estádio Flávia Blande de Oliveira. Com o resultado, o time interiorano foi rebaixado para a segunda divisão do estadual. 

 

Os gols da partida foram feitos por Carlos Henrique, Naldinho e Edvan para o Nacional, já Sassá descontou para o CDC Manicoré.

 

O Leão da Vila Municipal, campeão da primeira fase (Taça Estado do Amazonas), espera seu adversário para a grande finalíssima do estadual. O técnico Aderbal lana terá 16 dias para a recuperação e preparação do time.

 

Semifinais definidas

 

Ao término dos pontos corridos da segunda fase, o G4 ficou ordenado da seguinte forma: São Raimundo; Fast; Rio Negro; e Iranduba. Logo, os confrontos serão São Raimundo x Iranduba e Fast x Rio Negro, com a vantagem do mando, no jogo da volta, para os dois primeiros.

 

De acordo com a tabela oficial, as partidas da ida serão realizadas no próximo sábado (28). Iranduba recebendo o São Raimundo no estádio Álvaro Maranhão, já o Rio Negro encarando o Fast no estádio do SESI.

 

Quanto aos confrontos da volta, acontecerão na próxima quarta (02). O São Raimundo enfrentando o Iranduba, provavelmente, no estádio da Colina. Enquanto que o Fast encara o Rio Negro, provavelmente, no estádio do SESI.

 

Por: Dilson Oliveira

Matemática da última rodada do Barezão

Foto: Arte de A Crítica

 

Nesta quarta (25), quatro jogos agitarão o Barezão. No sábado (21), Princesa e São Raimundo abriram a nona e última rodada do returno, com o empate por 1 a 1, o Tufão da Colina assegurou pelo menos a vice-liderança e a vantagem de fazer o jogo da volta da semifinal dentro de casa. Além do Alviceleste, o Fast é outro com classificação assegurada.

 

O CDC Manicoré enfrentará o Nacional no estádio Bacurauzão. Rio Negro e Operário jogam no estádio da Colina. O Holanda recebe o Penarol no estádio Francisco Garcia. Iranduba e Fast se enfrentam no estádio Álvaro Maranhão. Todas as partidas com início programado para as 15h30 (horário de Manaus). Confira as combinações dos times que ainda tem chance de entrar no G4 e aqueles que buscam fugir do rebaixamento.

 

LUTA PELO G4 DO RETURNO

 

HOLANDA

 

Vitória - Classificado

Empate - Torcer para que ou Rio Negro ou Iranduba não vença

Derrota - Torcer pelas derrotas de Rio Negro e Iranduba

 

RIO NEGRO

 

Vitória - Classificado

Empate - Torcer para que o Iranduba não vença

Derrota - Torcer pelas derrotas de Iranduba e Penarol, ou torcer pela derrota do Iranduba e pela derrota do Holanda por uma diferença superior a dois gols em relação ao seu jogo (Ex:. Rio Negro 0x1 Operário e Holanda 0x4 Penarol / Rio Negro 1x3 Operário e Holanda 1x6 Penarol / etc.)

 

IRANDUBA

 

Vitória - Torcer para que ou Holanda ou Rio Negro não vença

Empate - Torcer pela derrota do Rio Negro

Derrota - Desclassificado

 

PENAROL

 

Vitória - Torcer para que ou Rio Negro ou Iranduba não vença

Empate - Torcer pelas derrotas de Rio Negro e Iranduba

Derrota - Desclassificado

 

LUTA PARA FUGIR DO REBAIXAMENTO

 

CDC MANICORÉ

 

Vitória - Torcer para que o Rio Negro vença por uma diferença inferior de gols

Empate - Torcer pelo empate entre Rio Negro e Operário

Derrota - Rebaixado

 

RIO NEGRO

 

Vitória - Torcer para que o CDC Manicoré vença por um número inferior de gols

Empate - Torcer pela derrota do CDC Manicoré

Derrota - Rebaixado

 

OPERÁRIO

 

Vitória - Torcer para que o CDC Manicoré não vença

Empate - Rebaixado

Derrota - Rebaixado

 

Por: Dilson Oliveira

Meninas do Iranduba vencem e avançam paras as quartas de final

Foto: Adeilson Albuquerque (Globo Esporte AM)

 

Na noite do último sábado (21), as meninas do Iranduba garantiram o passaporte para a terceira fase (quartas de final) da Copa do Brasil de Futebol Feminino. O placar magro de 1 a 0 foi suficiente, visto que no jogo da ida, as amazonenses haviam perdido por 2 a 1 para as roraimenses do Baré, se fazendo valer da vantagem do gol feito na casa da adversária.

 

O resultado não refletiu o apresentado dentro de campo. Desde o primeiro minuto, o Iranduba pressionou, porém não traduzia a superioridade em gols. Ao todo, cinco bolas na trave e um pênalti despediçado deram uma pitada de drama na partida. O alívio veio aos 34 minutos da segunda etapa, em pênalti assinalado em cima de Charlene, Fran cobrou com categoria e definiu a classificação para a próxima fase.

 

Nas quartas, a equipe Alviverde enfrentará as baianas do São Francisco/BA que venceram o Caucaia/CE. Os jogos de ida e volta estão marcados para os próximos sábados, 28 de abril e 5 de maio. Assim como determinado em regulamento, o mando de campo da partida da volta ficará para a federação melhor ranqueada no RNF, logo, a primeira partida será no Amazonas, e a segunda na Bahia.

 

Quartas de final definidas

 

Nas outras partidas foram definidas as outras classificadas. Em Icoaraci, o Pinheirense/PA venceu por 2 a 1 o Viana/MA, agora as paraenses enfrentarão o Vitória/PE que definiu a classificação no primeiro jogo, quando goleou o América/RN por 15 a 0.

 

Em São Paulo, o ADECO/SP derrotou o Atlético/MG por 5 a 0, na próxima fase irá encarar o Vasco da Gama/RJ que eliminou, no jogo da ida, o Serra/MT por 4 a 1.

 

Em São José dos Campos, o time da casa venceu o Kindermann/SC por 1 a 0, nas quartas, as paulista recebem as atuais campeãs do torneio, Foz Cataratas/PR que venceu o Francana/SP por 1 a 0 e assegurou a vaga.

 

Iranduba/AM x São Francisco/BA
Pinheirense/PA x Vitória/PE
ADECO/SP x Vasco da Gama/RJ
Foz Cataratas/PR x São José/SP

 

Por: Dilson Oliveira

Princesa e São Raimundo ficam no empate, Penarol perde e se complica

Foto: Euzivaldo Queiroz (A Crítica)

 

Neste sábado (21), dois jogos movimentaram o Barezão. Em Itacoatiara, o Iranduba venceu por 2 a 0 o Penarol e segue firme na luta por uma vaga no G4. Em Manacapuru, Princesa e São Raimundo ficaram no empate por 1 a 1 na abertura da última rodada.

 

No estádio Floro de Mendonça, Penarol e Iranduba fizeram jogo adiado da sétima rodada, ocasião em que o Leão da Velha Serpa disputava a Copa do Brasil. Mesmo jogando fora de casa, o Alviverde partiu pra cima e abriu o placar com Marcos aos 17 minutos, em falha do goleiro Rascifran, o atacante não desperdiçou e chutou com categoria no canto. Na etapa complementar, o panorama se manteve, com um Penarol errando muitos passes, o Iranduba ampliou aos 35 minutos, Júnior aproveitou mais um vacilo do goleiro e sacramentou os 2 a 0.

 

No estádio Gilbertão, São Raimundo e Princesa fizeram um jogo sem muitas emoções, visto que o Alviceleste já estava garantido no G4, já o Tubarão não aspirava mais nada na competição. Os gols foram marcados no segundo tempo, para o São Raimundo, Djalma, para o Princesa, Almir.

 

Tudo para a última rodada

 

Com os resultados, tanto G4 quanto rebaixamento serão definidos nas partidas da próxima quarta (25). Na zona de degola, CDC Manicoré e Operário, com 17 pontos, brigam para fugir do Z2, com 15 pontos, Operário ainda tem chances matemáticas.

 

No grupo de cima da tabela, São Raimundo e Fast dificilmente perderão as duas primeiras posições, com isso, ambos poderão decidir as semifinais dentro de casa. Holanda e Rio Negro dependem apenas dos próprios resultados para ficarem no G4. O Iranduba precisará vencer e torcer contra Rio Negro ou Holanda. Já o Penarol, além de vencer, precisará contar com tropeços de Rio Negro ou Iranduba.

 

9º RODADA

CDC Manicoré x Nacional - Estádio Bacurauzão - 15h30 - Quarta (25/04)

Rio Negro x Operário - Estádio da Colina - 15h30 - Quarta (25/04)

Holanda x Penarol - Estádio Francisco Garcia - 15h30 - Quarta (25/04)

Iranduba x Fast - Estádio Álvaro Maranhão - 15h30 - Quarta (25/04)

 

Por: Dilson Oliveira

Números do Barezão após a oitava rodada do returno

Foto: Arquivo

 

Com a melhor média de gols em todas as rodadas, a oitava do returno teve média de 4,8 gols por jogo. Em cinco partidas realizadas, a meta dos arqueiros foi vencida em vinte e quatro oportunidades. Confira as estatísticas detalhadas até o momento:

 

Primeira fase (Taça Estado do Amazonas) - 141 gols em 51 partidas (média de 2,76 por jogo)

Segunda fase (Taça Cidade de Manaus) - 123 gols em 39 partidas (média de 3,15 por jogo)

Gols: 264

Jogos: 90

Média: 2,93

Artilharia: Leonardo (Nacional) e Marinho (Penarol) - 12 gols

Melhor ataque: Fast - 39 gols em 19 partidas (média de 2,05 por jogo)

Melhor defesa: Nacional - 17 gols em 21 partidas (média de 0,8 por jogo)

Pior ataque: CDC Manicoré - 17 gols em 17 partidas (média de 1 por jogo)

Pior defesa: Rio Negro - 36 gols em 17 partidas (média de 2,12 por jogo)

 

Por: Dilson Oliveira

Fast e São Raimundo carimbam passaporte para as semifinais

Foto: Evandro Seixas (A Crítica)

 

Nesta quarta (18), cinco jogos apimentaram a oitava rodada e penúltima do returno no Barezão 2012. O que não faltou foi bola na rede, com excepcionais 24 gols marcados e uma média de 4,8 por partida.

 

Em Rio Preto da Eva, estádio Francisco Garcia, aconteceu o jogo mais surpreendente da rodada. Em virada histórica, o Iranduba venceu o Holanda por 4 a 3 na casa do adversário. Com gols de Weverton aos 2 minutos, Moisés aos 12 minutos e Carlos Heleno aos 37 minutos, o Holanda parecia sacramentar a vitória logo na primeira etapa. No entanto, o castigo veio no segundo tempo, com gols de Júnior no primeiro minuto, Juninho aos 25 minutos, Israel aos 28 minutos e Diego Silva aos 40 minutos, o Iranduba decretou a vitória improvável.

 

No estádio Gilbertão, em Manacapuru, o São Raimundo sacramentou sua classificação para as semifinais vencendo o Operário por 3 a 1. No primeiro tempo, o Tufão da Colina abriu o placar com Claílson. Na etapa complementar, a torcida colinense levou um susto com o gol de Robemar para o Operário, porém, na sequência, Washington fez o segundo. Para fechar, Cláilson marcou seu segundo na partida e terceiro do Alviceleste.

 

Em Manicoré, o Penarol deixou de lado o cansaço da viagem e venceu por 2 a 1 o CDC Manicoré. O Leão da Velha Serpa abriu o placar aos 45 minutos do primeiro tempo, em bela jogada de Fininho e Fábio Bala, Fernando foi lançado e não perdoou. Na etapa complementar, aos 12 minutos, veio o segundo, Fernando aproveitou rebote e mandou para o fundo das redes. No final do jogo, em cobrança de pênalti, Nelysson diminuiu para o time da casa.

 

Em Manaus, no estádio da Colina, o Nacional se reabilitou no campeonato goleando o Princesa do Solimões por 4 a 0. O Leão da Vila Municipal vinha de quatro derrotas consecutivas, porém não tomou conhecimento do adversário e inaugurou o placar no fim do primeiro tempo, aos 48 minutos, após escanteio na área, Cristovam cabeceou firme para o fundo das redes. No segundo tempo, o Naça manteve o ritmo, aos 32 minutos, Amaral marcou após assistência de Leonardo. Vindo de dois meses afastado, o atacante ainda deixou dois, um aos 38 e outro aos 45.

 

No fechamento da rodada, o Fast Clube garantiu o G4 vencendo o Rio Negro por 4 a 2. Quem começou na frente foi o Galo da Praça da Saudade, aos 43 minutos da primeira etapa, James apareceu sozinho e tocou para o fundo das redes. Na volta do intervalo, o Tricolor de Aço não perdeu tempo e empatou aos 10 minutos com Alexsandro B.A. A virada saiu aos 12 minutos com Joiner. Aos 16 minutos foi a vez de B.A marcar novamente. No fim do jogo ainda houve tempo para Bianor Neto diminuir para o Rio Negro aos 47 minutos, e Joiner decretar os 4 a 2 aos 49 minutos.

 

Restam duas vagas no G4

 

Com os resultados, Fast e São Raimundo garantiram presença no G4 do returno. Mais quatro times lutam pelas últimas duas vagas. O Holanda, apesar da derrota de hoje, ainda depende das próprias forças, para isso, basta vencer o Penarol dentro dos seus domínios na última rodada. O Rio Negro é outro que depende dos próprios resultados, basta vencer o Operário dentro de casa. Penarol e Iranduba correm por foram, os dois cumprirão jogo atrasado da sétima rodada, o vencedor continua firme na luta pelas semifinais.

 

Definição do Z2 vai para a última rodada

 

Pararelo ao returno, a definição dos rebaixados apimentará a nona rodada e derradeira. CDC Manicoré e Rio Negro travam uma disputa ferrenha para fugir da zona de degola, ambos com 17 pontos, tudo leva a crer que será decidido no saldo de gols. O Operário tem chances remotas de escapar, porém continua na luta, já o Iranduba é que se encontra em melhor situação, para o time Alviverde, basta um simples empate.

 

Por: Dilson Oliveira

FAF divulga data, local e hora das últimas rodadas do returno

Foto: FAF/Divulgação

 

Nesta segunda-feira (16), a Federação Amazonense de Futebol (FAF) divulgou os horários, locais e datas das últimas rodadas do returno do Barezão. Devido à Copa do Brasil, Penarol x Iranduba, válido pela sétima rodada, ainda não foi realizado.

 

Segundo o diretor da entidade, Ivan Guimarães, a oitava rodada será realizada nesta quarta-feira (18). Operário e São Raimundo no estádio Gilbertão, em Manacapuru. Nacional e Princesa no estádio da Colina, em Manaus. Holanda e Iranduba no estádio Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva. CDC Manicoré e Penarol no estádio Bacurauzão, em Manicoré. Todos os quatro jogos às 15h30. Para fechar, Fast e Rio Negro se enfrentarão no estádio do SESI às 20 horas.

 

No fim de semana, dois jogos agitarão o sábado (21). Pela sétima rodada, o Penarol enfrentará o Iranduba no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara, às 15h30. No mesmo horário, CDC Manicoré e Nacional anteciparão partida da última rodada, o motivo alegado foi que ambas as equipes não aspiram mais nada na competição.

 

Na outra quarta (25), o restante dos quatro jogos da nona rodada acontecerão todos às 15h30. Princesa e São Raimundo no estádio Gilbertão, em Manacapuru. Holanda e Penarol no estádio Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva. Rio Negro e Operário no estádio da Colina, em Manaus. Iranduba e Fast ainda não tem local definido, visto que o estádio Álvaro Maranhão poderá não ser usado, dependendo de julgamento no TJD/AM.

 

Fase final da Taça Cidade de Manaus

 

Obedecendo o cronograma, a FAF disponibilizou os dias 28 e 29 de abril para a realização dos jogos de ida das semifinais, sendo que as partidas da volta acontecerão no dia 2 de maio. Os dois jogos finais do returno ficaram marcados para os dias 5 e 9 de maio.

 

A grande finalíssima do Campeonato Amazonense 2012, marca para os dias 12 e 19 de maio os jogos de ida e volta dos campeões das duas fases. Lembrando que na primeira fase (Taça Estado do Amazonas), o Nacional Futebol Clube sagrou-se campeão.

 

Por: Dilson Oliveira

Iranduba perde para Baré na Copa BR Feminino

Foto: Iranduba/Divulgação

 

As meninas do Iranduba foram derrotadas por 2 a 1 pelo Baré/RR. A partida foi realizada no estádio Raimundo Ribeiro, em Boa Vista (RR), no último sábado (14), às 19h30, horário de Manaus. Válido pelo jogo da ida na segunda fase da Copa do Brasil de Futebol Feminino.

 

A vitória roraimense foi construída aos 27 minutos da primeira etapa, Bia chutou de longe, a goleira Elma fez defesa parcial, mas, no rebote, Vanessa mandou para o fundo das redes. Dez minutos depois, aos 37, Vanessa marcou novamente, em falta cobrada na área, a atacante se antecipou e, de cabeça, ampliou o placar.

 

O Iranduba chegou a diminuir aos 46 minutos, após cobrança de escanteio, Angleane aproveito bate-rebate dentro da área e mandou para o fundo das redes de Nira. Ao longo do segundo tempo, a equipe Alviverde partiu pra cima, mas a chuva encharcou o campo e prejudicou a produção ofensiva da representante amazonense.

 

No próximo sábado (21), Iranduba e Baré/RR voltarão a se enfrentar pelo jogo da volta. A partida será realizada no estádio Roberto Simonsen (SESI), às 19h30, horário de Manaus. A vitória simples por 1 a 0 favorece as amazonenses, repetindo o placar, disputa de pênaltis.

 

FICHA DO JOGO - Baré/RR 2x1 Iranduba/AM (Copa BR Feminino - 2º Fase - Jogo da ida)

Local: Estádio Raimundo Ribeiro, em Boa Vista (RR)

Data/hora: Sábado (14/04/2012), às 19h30

Árbitro: Wasley do Couto

Assistentes: Gean Carlos Menezes de Oliveira e Yugo Paiva Macedo

Gols: 27/1T - Vanessa (Baré); 37/1T - Vanessa (Baré); 46/1T - Angleane (Iranduba)

 

BARÉ/RR - Nira; Leyde, Gessyca, Lyndyara e Nayara; Elisangela, Baiana, Lena e Bia (Tatá); Érika e Vanessa (Indianara). Técnico: Antônio de Araújo

 

IRANDUBA/AM - Elma; Vanda, Helen, Mary e Ciça (Lillian); Angleane (Vanessa Taube), Tássia, Paulistinha (Rege) e Fran; Charlene e Deyse. Técnico: Olavo Dantas

 

Por: Dilson Oliveira

Números do Barezão após a sétima rodada do returno

Foto: Arquivo

 

O Barezão 2012 chegou em sua sétima rodada do returno, a exceção fica por conta da partida entre Penarol e Iranduba que foi adiada devido à Copa do Brasil. Nestes mais de oitenta jogos, as redes balançaram em mais de duzentas oportunidades. Confira os dados do certame até o momento.

 

Primeira fase (Taça Estado do Amazonas) - 141 gols em 51 partidas (média de 2,76 por jogo)

Segunda fase (Taça Cidade de Manaus) - 99 gols em 34 partidas (média de 2,91 por jogo)

 

Gols: 240

Jogos: 85

Média: 2,82

Artilharia: Marinho (Penarol) - 12 gols em 17 partidas (média de 0,7 por jogo)

Melhor ataque: Fast - 35 gols em 18 partidas (média de 1,94 por jogo)

Melhor defesa: Nacional - 17 gols em 20 partidas (média de 0,85 por jogo)

Pior ataque: CDC Manicoré e Rio Negro - 16 gols em 16 partidas (média de 1 por jogo)

Pior defesa: CDC Manicoré, Rio Negro e Operário - 32 gols em 16 partidas (média de 2 por jogo)

 

Por: Dilson Oliveira

São Raimundo e Penarol vencem no sábado (14)

Foto: Ney Mendes (A Crítica)

 

Em dois jogos pelo Barezão, um pela sétima e outro pela primeira rodada do returno, São Raimundo e Penarol venceram para a alegria de seus torcedores. Em Manaus, o Tufão da Colina venceu por 3 a 2, já em Itacoatiara, o Leão da Velha Serpa conquistou boa vitória por 3 a 0.

 

No estádio do SESI, São Raimundo e Fast fizeram jogo emocionante. Aos 6 minutos da primeira etapa, o Tricolor de Aço abriu o placar com Joiner após cruzamento pela esquerda. No segundo tempo, o Alviceleste empatou com Rondinelli aos 5 minutos, o zagueiro fez bela jogada na entrada da área e mandou um chutaço no ângulo. Aos 33 minutos veio a virada, Pará mandou para as redes aproveitando rebote de Naylson. No minuto seguinte, Michel empatou em belo chute da entrada da área. No entanto, aos 43 minutos, Júnior Bahia sacramentou a vitória são raimundense, de cabeça, após cobrança de escanteio.

 

No estádio Floro de Mendonça, o Penarol não teve dificuldades para vencer o Nacional por 3 a 0. Na primeira etapa, o Leão da Velha Serpa macou com Igor Cearense. Na volta do intervalo, Marinho marcou os outros dois, com 12 gols, o atacante se isolou na artilharia da competição.

 

Com os resultados, o G4 apresenta quatro times com treze pontos (Fast, São Raimundo, Holanda e Rio Negro), quatro a mais que o primeiro fora da zona. Penarol, Princesa, Operário e Iranduba são os únicos com chances matemáticas de classificação, lembrando que ainda faltam duas rodadas para o encerramento dos pontos corridos no returno. O Nacional já tem vaga garantida na finalíssima do estadual por ter vencido a Taça Estado do Amazonas (1º Fase).

 

Por: Dilson Oliveira

Iranduba joga neste sábado (14) pela Copa BR Feminino

Foto: CBF/Divulgação

 

A equipe do Iranduba da Amazônia enfrentará o Baré/RR pelo jogo da ida da segunda fase da Copa do Brasil de Futebol Feminino. A partida será realizada neste sábado (14), no estádio Raimundo Ribeiro, em Boa Vista (RR), às 19h30 (horário de Manaus).

 

Olavo Dantas comandou o último treino nesta quinta (12), a equipe que entrará em campo deverá ser praticamente a mesma que goleou o Amazônia/AC por 5 a 0 na fase anterior. A única modificação fica por conta de Michelle que recebeu cartão vermelho e cumpre suspensão automática, em seu lugar entrará Ciça.

 

FICHA TÉCNICA - Baré/RR x Iranduba/AM (Copa BR Feminino - 2º Fase - Jogo da ida)

Local: Estádio Raimundo Ribeiro, em Boa Vista (RR)

Data/hora: Sábado (14/04/2012), às 19h30

 

BARÉ/RR - Leyde, Gessyca, Lyndyara, Elisangela, Nayara, Vanessa, Lena, Pica-Pau, Bia, Nira e Erika. Técnico: Antônio de Araújo

 

IRANDUBA/AM - Rose, Vanda, Helen, Mary, Craque, Ciça, Lillian, Paulistinha, Charlene, Fran e Deise. Técnico: Olavo Dantas

 

Por: Dilson Oliveira

Holanda vence Rio Negro com gol no fim

Foto: Carlos Eduardo Souza (A Crítica)

 

Na tarde desta quinta-feira (12), Rio Negro e Holanda se enfrentaram pela sétima rodada. Em partida emocionante, a Laranja do Rio Preto venceu por 3 a 2 o Galo da Praça da Saudade, o gol da vitória foi marcado aos 47 minutos do segundo tempo.

 

No estádio da Colina, as duas equipes fizeram um primeiro tempo morno, sem tirar o zero do placar, deixando as emoções para a segunda etapa - dito e feito - Aos 9 minutos, Maranhão abriu o placar para o Rio Negro, porém Weverton virou com gols aos 12 e 27 minutos. Ney Júnior empatou a partida aos 39 minutos, no entanto, ao apagar das luzes, aos 47 minutos, Drawlid garantiu os três pontos para o Holanda.

 

Com o resultado, Fast, Holanda e Rio Negro dividem a liderança com treze pontos, já o São Raimundo fecha o G4 com dez. Neste sábado (14), São Raimundo e Fast se enfrentam no estádio do SESI, no mesmo dia, Penarol e Nacional realizam jogo adiado da primeira rodada no estádio Floro de Mendonça.

 

Por: Dilson Oliveira

Penarol é goleado e dá adeus à Copa do Brasil

O Penarol Atlético Clube não foi páreo para o Atlético/MG, líder do campeonato mineiro e até então invicto, pelo jogo da ida da Copa do Brasil. Mais de 4 mil expectadores estiveram presentes no estádio do SESI e assistiram ao massacre imposto pelo Galo Forte Vingador em cima do Leão da Velha Serpa.

Foto: Amarildo Silva

 

Em Manaus, o Atlético/MG não teve dificuldades para vencer o Penarol por 5 a 0. A goleada foi construída logo aos 58 segundos de jogo, Fillipe Soutto mandou um chutaço da entrada da área após jogada ensaiada, trivela no canto direito de Rascifran. André ampliou aos 18 minutos, o atacante foi lançado, cortou He-Man e mandou rasteiro para o fundo das redes. Aos 38 minutos, Guilherme marcou o terceiro em uma bomba de longe que morreu no canto esquerdo.

 

Na volta do intervalo, o ritmo não diminuiu, superior em campo, o Atlético/MG sufocou até que aos 32 minutos veio o quarto, André recebeu na entrada da área, e mandou no canto esquerdo de Rascifran que só ficou olhando. Para fechar com chave de ouro, André fez seu terceiro no jogo, quinto do Galo, em lançamento de Neto Berola, o atacante mandou de bicicleta.

 

FICHA DO JOGO - Penarol/AM 0x5 Atlético/MG (Copa do Brasil - 2º Fase - Jogo da ida)

Local: Estádio do SESI, em Manaus (AM)

Data/hora: Quarta (11/04/2012), às 19h30

Árbitro: Vinícius Furlan/SP

Assistentes: Anderson Moraes Coelho/SP e Fábio Rogério Baesteiro/SP

Público: 3.500 pagantes / 4.827 presentes

Renda: R$ 70.000,00

Cartões amarelos: Paulo Roberto (Penarol) e Pierre (Atlético/MG)

Cartões vermelhos: Paulo Roberto

Gols: 1/1T - Fillipe Soutto (Atlético/MG); 18/1T - André (Atlético/MG); 38/1T - Guilherme (Atlético/MG); 32/2T - Guilherme (Atlético/MG); 34/2T - André (Atlético/MG)

 

PENAROL/AM - Rascifran; Jeovane (Marcos Pezão), Neuran e Anderson Cristo; Paulo Roberto, Rondinelli, Igor Cearense (Fábio Bala), Kitó e He-Man; Marinho e Marinélson (Ronimar). Técnico: Adinamar Abib

 

ATLÉTICO/MG - Giovanni; Marcos Rocha (Carlos Cesar), Réver (Luiz Eduardo), Rafael Marques e Richarlyson; Pierre, Bernard (Neto Berola), Fillipe Soutto e Danilinho; André e Guilherme. Técnico: Cuca

 

Por: Dilson Oliveira

Times de Manacapuru vencem na abertura da sétima rodada

Foto: Carlos Eduardo Souza (A Crítica)

 

Na tarde desta quarta-feira (11), aconteceu a abertura da sétima rodada do Barezão 2012. Com as modificações estabelecidas pela Federação Amazonense de Futebol (FAF), dois jogos abriram a rodada que não tem data para ser finalizada, já que Penarol x Iranduba ainda não tem data definida.

 

Em Manaus, o Nacional recebeu o Operário, lanterna do estadual e forte candidato ao rebaixamento, a partida foi realizada no estádio Ismael Benigno, popular Colina. Na estreia do técnico Aderbal Lana, o Leão da Vila Municipal perdeu por 1 a 0, o atacante Juninho marcou de pênalti aos 32 minutos do segundo tempo para o Operário.

 

Em Manacapuru, o Princesa não tomou conhecimento do CDC Manicoré e venceu por 2 a 0. Em partida realizada no estádio Gilbertão, em Manacapuru, a vitória foi construída com gols de Neto Manacapuru, no fim do primeiro tempo, e Renato, no fim da etapa complementar.

 

O estadual terá prosseguimento neste sábado (14) com o Fast encarando o São Raimundo em Manaus, já Penarol e Nacional se enfrentarão na partida adiada da primeira rodada.

 

Por: Dilson Oliveira

Penarol e Atlético/MG se preparam para jogo

Foto: Penarol/Divulgação

 

Nesta quarta-feira (11), Penarol e Atlético/MG se enfrentarão pelo jogo da ida na Copa do Brasil. A partida será realizada no estádio Roberto Somonsen (SESI), em Manaus, às 19h30 (horário de Manaus).

 

Penarol com mudança de postura

 

Se na vitória por 5 a 2 em cima do Princesa, o Penarol veio com três atacantes (Kitó, Marinélson e Marinho), nesta quarta, a audácia não será repetida, foi o que afirmou o técnico Adinamar Abib, pregando uma postura mais defensiva. "Temos de ser precavidos. Vamos mudar sim. Jogo do Amazonense é uma coisa e Copa do Brasil é completamente diferente”, afirmou o treinador em entrevista ao site A Crítica.

 

A delegação penarolense fez coletivo a pronto na manhã desta terça (10) no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara. No período da tarde é prevista a chegada em Manaus, onde ficarão concentrados num hotel até a hora da partida.

 

Galo virá desfalcado

 

A delegação do Galo Mineiro chegou à Manaus e fará o reconhecimento do campo de jogo, hoje (10), às 16h, no estádio do SESI. Para o confronto desta quarta (11), o técnico Cuca contará com desfalques. Leandro Donizete, Escudero e Serginho não entrarão em campo, os jogadores estão entregues ao departamento médico. Já no gol, Renan Oliveira dará lugar à Giovanni que deverá atuar também no jogo da volta, caso ocorra. 

 

"É um jogo de muitos riscos. Hoje em dia, não tem jogo fácil, vai ser duro lá em Manaus, um calor úmido. Eles têm time leve e rápido, que eliminou o Santa Cruz, no Arruda. Temos que ter cuidado, seriedade e fazer o possível para vencer" - Declarou o treinador atleticano ao Globo Esporte MG.

 

Confira a lista dos 19 jogadores relacionados: 

 

Goleiros: Giovanni, Lee
Laterais: Carlos César (LD), Marcos Rocha (LD), Eron (LE), Triguinho (LE)
Zagueiros: Luiz Eduardo, Rafael Marques, Réver
Volantes: Fillipe Soutto, Pierre, Richarlyson
Meias: Bernard, Mancini
Atacantes: André, Danilinho, Guilherme, Neto Berola, Wesley

 

Vendas animam diretoria

A diretoria divulgou nesta manhã que aproximadamente 70% dos ingressos já foram vendidos. Para o vice-presidente Ila Rabelo, a expectativa é que se esgotem antes da partida.

Os ingressos podem ser encontrados no Shopping do Pé da Amazonas Shopping (segundo piso - Av. Djalma Batista, Chapada) e do Hiper DB da Cidade Nova (Av. Noel Nutels, 1792, Cidade Nova), além da Alternativa Sport (Rua Leopoldo Carpinteiro Peres, 100 - Petrópolis). Os preços foram fixados em R$ 20,00 até às 12 horas da quarta (11), a partir daí, os valores variam em R$ 40,00 (Inteira) e R$ 20,00 (Meia).

 

Por: Dilson Oliveira

Sétima rodada do Barezão com modificações

Foto: FAF/Divulgação

 

Devido ao jogo entre Penarol e Atlético/MG pela Copa do Brasil, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) alterou as datas de algumas partidas da sétima rodada do returno. Nacional x Operário e Princesa x CDC Manicoré mantiveram-se as mesmas, já Rio Negro x Holanda, São Raimundo x Fast e Penarol x Iranduba sofreram modificações.

 

Nesta quarta-feira (11), o Nacional receberá o Operário no estádio da Colina, já o Princesa irá encarar o CDC Manicoré no estádio Gilbertão. Na quinta (12), o Rio Negro enfrentará o Holanda no estádio da Colina. Todas as partidas serão realizadas às 15h30, horário de Manaus.

 

O fechamento da rodada ocorrerá neste fim de semana. No sábado (14), São Raimundo e Fast se enfrentarão no estádio do SESI, às 15 horas. Já Penarol x Iranduba ainda não tem data definida.

 

O confronto entre Penarol e Nacional, válido pela primeira rodada do returno, será realizado neste sábado (14), às 15h30, no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara.

 

7º RODADA

Princesa x CDC Manicoré - Estádio Gilbertão - 15h30min - Quarta (11/04)
Nacional x Operário - Estádio da Colina - 15h30min - Quarta (11/02)
Rio Negro x Holanda - Estádio da Colina - 15h30min - Quinta (12/04)
São Raimundo x Fast - Estádio do SESI - 15h - Sábado (14/04)
Penarol x Iranduba - Estádio Floro de Mendonça - A definir

 

Por: Dilson Oliveira

Série D 2012 - Como andam os concorrentes?

Foto: Penarol/Divulgação

 

O Penarol Atlético Clube estreará no dia 27 de maio no Campeonato Brasileiro da Série D. Como em 2011, o Leão da Velha Serpa ficará no grupo A1, juntamente com os representantes de Acre, Pará, Rondônia e Roraima. Confira quais times poderão ser adversário do Leão de Itacoatiara na competição nacional.

 

Cametá/PA  a um passo da Série D

 

Com o Parazão 2012 chegando ao fim, o Cametá está bem próximo de confirmar sua participação. O Mapará Elétrico conquistou o primeiro turno do estadual e agora espera a definição de seu adversário na finálissima. No returno, Remo e São Francisco ainda podem garantir presença no brasileiro, para isso, precisam conquistar a segunda fase e vencer o certame.

 

Tudo indefinido no Acreano

 

No Acreano 2012, Independência e Atlético garantiram lugar às semifinais, já Plácido de Castro e Juventus ainda têm chances de chegar à fase final. O campeão tem vaga garantida na 4º Divisão, caso o Rio Branco conquiste o estadual, o vice disputará o brasileiro.

 

Definição em Rondônia no fim de Abril

 

Em Rondônia, a Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER) definiu o critério para a vaga na série D, o indicado será a equipe que somar o maior número de pontos ganhos ao final da primeira fase que acontecerá no dia 22 de abril. Se o campeonato terminasse hoje, o VEC (Vilhena Esporte Clube), com dez pontos, seria o representante do estado.

 

Roraima pode não participar da Série D

 

Com dificuldades financeiras e a desistência de times de tradição como Baré e Roraima, o Roraimense 2012 teve início no último dia 31 com dois jogos, o certame apresenta apenas cinco agremiações participantes. Por essas e outras, existe a grande possibilidade de Roraima, mais uma vez, não participar da Série D.

 

Caso a Federação Roraimense de Futebol (FRF) confirme a desistência, a Federação Paraense de Futebol (FPF) terá o direito de indicar mais um time para a competição.

 

Por: Dilson Oliveira

Penarol enfrenta Atlético/MG nesta quarta (11)

Foto: Equipe penarolense comemorando no Arruda.

 

O Leão da Velha Serpa agora esquece o estadual e volta-se exclusivamente para a Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (11), no estádio do SESI, às 19h30 (horário de Manaus), o Penarol terá pela frente, nada mais nada menos que, o Atlético/MG pelo jogo da ida da segunda fase da competição.

 

Embalada pela classificação conquistada dentro do Arruda, a diretoria resolveu manter o preço dos ingressos dentro da realidade do torcedor. Com os valores estabelecidos em R$ 40,00 (Inteira) e R$ 20,00 (Meia), os ingressos serão vendidos, de forma antecipada, no preço único de R$ 20,00 até às 12 horas da quarta (11), dia do jogo.

 

Os postos de vendas são: Em Itacoatiara - PAP (Panificadora Avenida Parque) e Mototintas Ita; Em Manaus - Shopping do Pé da Amazonas Shopping (segundo piso - Av. Djalma Batista, Chapada) e do Hiper DB da Cidade Nova (Av. Noel Nutels, 1792, Cidade Nova) / Alternativa Sport (Rua Leopoldo Carpinteiro Peres, 100 - Petrópolis) / Bilheteria do estádio do SESI (Av. Cosme Ferreira, 3295 -São José I).

 

Em sorteio realizado na comissão de arbitragem, a CBF divulgou, na última quarta (04), a escala de arbitragem para o confronto. O apito ficará por conta do paulista Vinícius Furlan, como assistentes, os também paulistas Anderson Moraes Coelho e Fábio Rogério Baesteiro. O amazonense Antônio Carlos Pequeno Frutuoso será o quarto árbitro.

 

Por: Dilson Oliveira

Penarol trata de dar o 'chocolate' da rodada no domingão de Páscoa

Foto: Marinho marca três e é destaque da rodada (Penarol/Divulgação)

 

Na tarde deste domingo (08) ocorreu o fechamento da sexta rodada do Barezão 2012. Ao término dos jogos, a classificação do returno traz Fast e Rio Negro dividindo a ponta com treze pontos. Formando o G4, São Raimundo e Holanda com dez pontos. Quanto ao rebaixamento, o Operário se distancia na última colocação, cinco a menos que Iranduba, Rio Negro e CDC Manicoré que travam uma briga ferrenha para permanecer na elite do estadual.

 

Em Iranduba, no estádio Álvaro Maranhão, Iranduba e Rio Negro não passaram de um empate de 1 a 1. Aos 46 minutos da primeira etapa, Juan abriu o placar para o time da casa, porém, aos 8 minutos, o zagueiro Ney Júnior deixou tudo igual.

 

Em Manacapuru, no estádio Gilbeto Mestrinho, Operário e CDC Manicoré também ficaram no 1 a 1. Aos 5 minutos da etapa final, Juninho abriu o marcador para o Sapão, porém o Bacurau tratou de empatar com Jairo 'Neguinho' aos 29 minutos, dando números finais a partida.

 

No estádio Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva, o São Raimundo garantiu importante vitória por 1 a 0 em cima do Holanda. O gol da vitória foi marcado aos 41 minutos do segundo tempo pelo centro-avante Washington.

 

Não poderia faltar, teve chocolate no domingão de Páscoa. Na estreia do técnico Adinamar Abib, o Penarol goleou o Princesa por 5 a 2. O destaque da partida foi Marinho, o atacante marcou por três oportunidades e agora divide a artilharia com 10 gols assinalados. Kitó e Rondinelli completaram a vitória, já Dan e Cacau diminuiram para o Princesa.

 

Por: Dilson Oliveira

Quatro jogos embalam o Barezão na Páscoa

Foto: João Paulo Oliveira (Site oficial do Nacional FC)

 

A sexta rodada do Barezão 2012 teve início no último sábado (07). No clássico Pai-Filho, o Fast vence o Nacional por 3 a 0 e praticamente assegurou sua classificação às semifinais do returno. Os gols foram anotados por Michel Parintins (2) e Joiner.

 

Neste domingo (08), mais quatro jogos fecham a rodada. O Penarol recebe o Princesa no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara. O Iranduba encara o Rio Negro no estádio Álvaro Maranhão, em Iranduba. O Operário enfrenta o CDC Manicoré no estádio Gilbertão, em Manacapuru. Holanda e São Raimundo confrontam-se no estádio Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva. Todas as partidas terão inicio às 15h30.

 

Por: Dilson Oliveira